PUBLICIDADE

Nova feira para o setor de cabos e aços estreia no Brasil em 2026


PUBLICIDADE
  • mell280

23/06/2025 12h48

Nova feira para o setor de cabos e aços estreia no Brasil em 2026

Júlio Matos


Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Arames, Fios, Cabos, Vergalhões + Aços, Tubos, Perfis, Chapas, Máquinas, Equipamentos, Tecnologias e Serviços une os dois setores estratégicos em um único ambiente para fortalecer negócios e apresentar inovações

A Emme Brasil anunciou, no dia 17 de junho, a realização da Latam Wire + Steel, o mais novo evento dedicado à cadeia produtiva de arames, fios, cabos, vergalhões + aços, tubos, perfis, chapas, máquinas, equipamentos, tecnologias e serviços. Com o conceito de unir dois setores estratégicos em um só ambiente, a feira surge como um ponto de encontro essencial para negócios, inovação e networking. A primeira edição acontecerá de 10 a 12 de agosto de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, e a planta com espaços disponíveis para expositores já está liberada.

“Quando falamos em América Latina, precisamos considerar a nossa proximidade. O Brasil é um verdadeiro hub, tanto para os setores da América do Sul quanto para muitos outros da América Latina como um todo. O que percebemos é que os eventos que existem hoje no mercado ou não conseguem atrair o público certo, ou são feiras muito grandes, que acabam abrangendo setores demais. O resultado é um investimento alto, que muitas vezes não traz exatamente o visitante que vocês procuram”, disse a CEO da Emme Brasil, Malu Sevieri, durante o lançamento que aconteceu na cidade de São Paulo.

Segundo o diretor da Latam Wire+Steel, Marcelo Lopes, o mercado atualmente conta com muitas feiras voltadas para nichos específicos, o que dificulta a atração de novos públicos. Na avaliação dele, para que um evento seja sustentável, é fundamental ter uma base diversificada de indústrias e visitantes. Feiras segmentadas tendem a reunir sempre as mesmas pessoas, o que, do ponto de vista de investimento, não é vantajoso. Ele reforça que o grande objetivo de participar de uma feira é gerar novos leads e estabelecer novos relacionamentos, já que, em um negócio dinâmico como os que envolvem a indústria metal-mecânica, é preciso faturar diariamente, e isso só é possível com a conquista de novos clientes.

“Nosso objetivo com a Latam Wire + Steel é falar com toda a América Latina, até porque o Brasil é um grande centro, um verdadeiro hub para esse mercado. Sabemos que há um enorme potencial, não só aqui, mas também na Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador e Chile. Precisamos nos posicionar e atrair esses profissionais e essas indústrias para fazer negócios”, afirmou Lopes.

Segundo a Mordor Intelligence, o mercado de fios e cabos na América Latina, estimado em USD 8,86 bilhões em 2024, deve alcançar USD 11,60 bilhões até 2029, com um crescimento médio anual (CAGR) de 5,5%. A expansão reflete o avanço da infraestrutura elétrica e de telecomunicações, a adoção de tecnologias de redes inteligentes, o aumento na geração de energia renovável e a demanda crescente por cabos resistentes ao fogo, cada vez mais exigidos em grandes empreendimentos industriais e comerciais.

Paralelamente, o setor da construção civil também tem ganhado protagonismo, o que reforça a expectativa de crescimento no consumo de aços longos nos próximos anos. Em 2024, o setor registrou alta de 4,3% e um PIB de R$ 359,523 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência é de continuidade no ritmo de crescimento e ampliação da demanda por insumos estruturais, essenciais para sustentar esse novo ciclo de desenvolvimento.

Esse cenário positivo também se refletiu na cadeia produtiva da construção, com destaque para a produção de insumos típicos do setor, que avançou 5,5% em 2024, uma reversão importante frente à queda de 2,8% registrada no ano anterior. O aumento acompanha a demanda impulsionada pela retomada de projetos habitacionais e de infraestrutura.

Já o setor de aço no Brasil, especialmente, também se destaca por sua relevância estratégica, com uma capacidade instalada de 51,5 milhões de toneladas anuais e uma produção de 33,7 milhões de toneladas em 2024, posicionando o país como o 9º maior produtor global. Com um consumo aparente de 24 milhões de toneladas, o segmento emprega mais de 121 mil pessoas e mantém um saldo comercial positivo de US$ 3,9 bilhões.

De acordo com o diretor da Latam Wire+Steel, a feira de negócios é a melhor oportunidade de visibilidade, por reunir um grande número de pessoas dispostas a fazer novos contatos. No dia a dia, as empresas enfrentam dificuldades comuns, como agendas cheias e a demora de meses para uma simples troca de cartões. Em um evento bem organizado, três dias equivalem a até dois anos de prospecção comercial.

A Latam Wire+Steel proporcionará um palco para a exposição das principais marcas e fornecedores do setor, além de promover painéis e conferências com especialistas. É a oportunidade perfeita para as empresas ampliarem sua presença de mercado, consolidarem suas marcas e se conectarem com um público altamente qualificado, composto por especificadores, decisores e compradores de toda a cadeia produtiva. Além disso, também será um espaço estratégico para a geração de leads qualificados, novidades do mercado, fortalecimento de parcerias comerciais e acesso às mais recentes tendências e percepções estratégicas do setor.

"Estamos criando um ambiente dinâmico, onde a inovação encontra as oportunidades de negócios. É um cenário que permite às empresas se posicionarem como protagonistas do mercado de arames, fios, cabos, vergalhões, aços, tubos, perfis, chapas e toda a cadeia produtiva", complementa Malu.

Confira os benefícios de expor na Latam Wire + Steel:

  • Acesso direto a compradores e decisores estratégicos
  • Consolidação da marca em um evento de relevância internacional
  • Geração de leads qualificados e novas parcerias
  • Lançamento de produtos e inovações tecnológicas
  • Atualização sobre as principais tendências do mercado

A Latam Wire + Steel é organizada pela Emme Brasil. Para mais informações sobre a feira, acesse: www.wiresteel.com.br e www.emmebrasil.com.br.

Para expor, fale com Marcelo Lopes

E-mail: marcelo@emmebrasil.com.br

Telefone: +55 (11) 2365-4313 (Escritório)

Celular: +55 (11) 97417-5433 (também WhatsApp)

SOBRE A LATAM WIRE + STEEL

A Latam Wire + Steel é o ponto de encontro de toda a cadeia produtiva de arames, fios, cabos, vergalhões + aços, tubos, perfis, chapas, incluindo máquinas, equipamentos, tecnologias e serviços. Além de reunir os dois setores em um só evento, a feira proporcionará um ambiente estratégico para negócios, apresentação de inovações tecnológicas e networking. Os visitantes terão acesso às principais tendências e soluções sustentáveis, fortalecendo a conexão entre os diferentes elos. O evento acontecerá de 10 a 12 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

SOBRE A EMME BRASIL

A Emme Brasil é referência internacional em feiras profissionais, reconhecida por sua capacidade de promover conexões estratégicas e fomentar negócios em um mercado em constante transformação. Representante, há mais de dez anos, da Messe Düsseldorf, maior organizadora de feiras profissionais do mundo, é intermediária do portfólio do grupo alemão, conectando empresas brasileiras ao mercado internacional.

Atua promovendo a participação de expositores brasileiros em feiras como a Wire (maior feira da indústria de fios e cabos e suas tecnologias do mundo), Tube (maior feira da indústria de tubos e suas tecnologias do mundo), GIFA (maior evento de fundição, metalurgia e tecnologias térmicas do mundo) e Valve World Expo (principal feira profissional de válvulas e controle de fluxo do mundo). Além disso, também abrange setores como embalagem, plástico, médico-hospitalar e outras indústrias estratégicas.

Especializada na organização e produção de eventos, conta com uma equipe experiente e apaixonada pelo que faz. A empresa se destaca pela inovação, atenção aos detalhes e compromisso com a excelência.

 

 

Malu Sevieri, CEO da Emme Brasil Marcelo Lopes, diretor da Latam Wire + Steel 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE