- mell280
02/07/2025 09h24
MSVia participa de reunião com deputados estaduais para apresentar detalhes do novo contrato de concessão da BR-163/MS
Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (01/07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Foto: Assessoria MSVia / Motiva
A MSVia, uma empresa da Motiva, concessionária responsável pela administração da BR-163/MS, participou de uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com deputados estaduais, na tarde desta terça-feira (1º), com o objetivo de esclarecer os principais pontos do novo contrato de concessão da principal rodovia de Mato Grosso do Sul. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Motiva, Miguel Setas, do presidente da plataforma de rodovias da Motiva, Eduardo Camargo, e do diretor da MSVia, Nelson Soares Neto.
Durante a reunião com os parlamentares, os executivos detalharam o processo de otimização contratual e os investimentos previstos para os próximos anos. Com investimentos de mais de R$ 9,5 bilhões, a nova fase da concessão representa um marco para a infraestrutura rodoviária do estado, viabilizando obras de ampliação e modernização da BR-163/MS.
Entre as principais obras estão 203 km de duplicação de vias, a implantação de 150 km de faixas adicionais em pista simples, 23 km de marginais e 467,4 km de acostamento, 144 dispositivos e intersecções, 22 novas passarelas de pedestres, 3 Pontos de Parada e Descanso (PPD), 144 pontos de ônibus, 56 passagens de fauna, 11 unidades operacionais (UOP) da Polícia Rodoviária Federal e quatro delegacias da PRF. Nos primeiros três anos do contrato otimizado, está previsto um investimento de R$ 2,06 bilhões para obras prioritárias.
Ainda entre as melhorias previstas também no novo contrato está a execução de 28,9 km de obras de contornos viários nos municípios de Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e na região de Dourados, nos distritos de Vila São Pedro e Vila Vargas, que irão melhorar a fluidez e segurança do trânsito nos trechos urbanos.
Para os clientes frequentes, a nova concessão contempla uma sistemática com descontos progressivos na tarifa de acordo com o nível de utilização da rodovia dentro de um mesmo mês. Veículos com TAG, que se utilizam da cobrança automática de pedágio, contarão com um desconto de 5%. Motos, por sua vez, passarão a ser isentas do pagamento. Ao todo, a BR-163 continuará com a operação de nove praças de pedágio ao longo de toda a sua extensão nas mesmas localidades já existentes.
Além das ações de melhoria das condições viárias da BR-163, o novo contrato também prevê investimentos em tecnologia. A Companhia terá que instalar três postos de pesagem veicular com o HSWIM (sistema de pesagem automática, por meio de sensores de alta precisão) e terá que implementar a cobertura 4G de internet móvel nos 845,4 km de extensão da rodovia.
Na frente de sustentabilidade, a Motiva deverá implementar na MSVia o Programa Carbono Zero, com o objetivo de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das atividades operacionais da rodovia. Entre as iniciativas que poderão ser implementadas para alcançar esta meta estão ações de reflorestamento e compra de crédito de carbono.
Início de Mobilização para Obras do Ano 1
O diretor da MSVia, Nelson Soares Neto, destaca que a empresa já iniciou, no mês de junho, a mobilização para a execução das obras. A etapa envolve a contratação de fornecedores, equipes técnicas e operacionais, além do processo de licenciamentos e organização de recursos logísticos. "O objetivo é garantir que a execução física das obras tenha início já neste mês de julho, mesmo antes da formalização do termo aditivo, prevista para agosto", destaca.
Além disso, a concessionária já retomou os investimentos com a obra de restauração do pavimento e implantação de nova sinalização horizontal no anel viário de Campo Grande, entre os kms 468 e 484 da rodovia.
O plano de obras para o primeiro ano do novo contrato de concessão inclui intervenções em municípios como: Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Campo Grande, Anhanduí, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.
Entre os serviços previstos estão duplicações, implantação de faixas adicionais, retornos, acessos, vias marginais e a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD).
Neste período, o investimento previsto supera R$ 500 milhões — sendo R$ 130 milhões destinados à recuperação de pavimento.
"Dessa forma, a companhia demonstra seu compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, garantindo mais segurança, fluidez e conforto aos usuários da BR-163/MS. Este encontro com os parlamentares reforça nosso pacto com a transparência e o diálogo com os representantes da sociedade", conclui o diretor-presidente da companhia, Miguel Setas.