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51% da geração Z pede Delivery no Brasil; como isso impacta a ascensão das Dark Kitchens?


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  • mell280

10/07/2025 09h33

51% da geração Z pede Delivery no Brasil; como isso impacta a ascensão das Dark Kitchens?

Francielle Mesquita


Crescimento desse hábito impulsiona o avanço das cozinhas para delivery no país

As dark kitchens estão diretamente ligadas ao aumento da demanda por delivery no Brasil. Afinal, esse modelo de cozinha é pensado exclusivamente para atender pedidos online, otimizando recursos e focando apenas nessa forma de contato.

Nesse contexto, a geração Z — que terá entre 16 e 29 anos em 2025 — exerce um papel central. Uma pesquisa divulgada pela Ticket revelou que 51% dos jovens dessa faixa etária no Brasil têm o hábito de pedir comida por delivery.

Diante de mudanças de comportamento após a pandemia e do avanço da digitalização, o delivery segue em expansão. Isso também fortalece a presença das cozinhas voltadas a esse tipo de serviço, que se mostram práticas e acessíveis para atender esse público.

Geração Z supera média nacional de pedidos de delivery

Segundo a pesquisa da Ticket, 40% da população brasileira em geral têm o hábito de pedir delivery. Além disso, cerca de 11% costumam fazer até dois pedidos por semana.

A geração Z, no entanto, apresenta um número maior, com pouco mais da metade dos entrevistados utilizando o serviço com regularidade. A modalidade vive um momento de crescimento no país: em 2024, o setor chegou a registrar uma alta de 46%, de acordo com dados da Kantar.

Essa preferência entre os mais jovens está relacionada ao estilo de vida acelerado e à familiaridade com a tecnologia. Para essa geração, o uso de aplicativos e plataformas digitais é natural, o que facilita a adoção do delivery como solução para o dia a dia.

Dark kitchens ganham espaço no mercado brasileiro

As dark kitchens — cozinhas que operam apenas por meio de delivery e não recebem clientes — estão se consolidando no Brasil. Esse modelo contribui para a redução de custos operacionais e permite mais flexibilidade no cardápio, além de uma escolha estratégica da localização.

No país, mais da metade das franquias já incorporam o formato em suas operações. No cenário global, projeções indicam que o mercado de dark kitchens pode atingir US$ 71 bilhões até 2027, mantendo um crescimento constante ao longo dos anos.

Esse avanço também aquece o mercado de aluguel de cozinhas voltadas ao delivery. De acordo com os especialistas da Kitchen Central ouvidos pela redação, um dos pontos mais importantes é oferecer espaços dinâmicos, adaptados e seguros para esse tipo de operação".

Comportamento do consumidor está mudando

Com rotinas mais dinâmicas, os consumidores estão priorizando conveniência na hora de se alimentar. De acordo com pesquisa da Opinion Box, o principal motivo para pedir delivery é justamente a praticidade de comer em casa.

Outro fator relevante é a possibilidade de experimentar novas receitas. O delivery amplia as opções disponíveis, permitindo acesso a pratos variados sem sair de casa.

A reputação dos restaurantes também influencia diretamente a decisão de compra: 52% dos entrevistados afirmaram já ter deixado de pedir por conta de avaliações negativas.

Diante disso, além de buscar conveniência, os consumidores estão mais exigentes. Eles esperam que os pratos entregues tenham a mesma qualidade daqueles servidos presencialmente.

As dark kitchens, portanto, devem evoluir para oferecer uma experiência que atenda a essas expectativas. As projeções apontam que esse modelo tende a se tornar ainda mais relevante, exigindo adaptação constante do setor alimentício.

 






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