- mell280
15/07/2025 16h39
Governo encerra seminários regionais do MS Ativo e consolida parceria inédita com todos os municípios de MS
Nove regiões receberam o programa, que une gestão técnica e proximidade política para fortalecer a administração municipal; Barbosinha destaca integração para desenvolvimento sem deixar ninguém para trás
O Governo de Mato Grosso do Sul concluiu nesta terça-feira (15), em Corumbá, a série de seminários regionais do MS Ativo Municipalismo, programa inovador que percorreu todas as regiões do Estado para fomentar a gestão pública municipal e aproximar as políticas estaduais das realidades locais. Ao longo de nove encontros, o MS Ativo reuniu cerca de 3 mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas, consolidando um modelo de trabalho baseado em dados, cooperação e resultados concretos.
Presente no encerramento, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou a importância do alinhamento entre Estado e municípios. “Desenvolvimento só acontece quando Estado e municípios trabalham juntos. O MS Ativo leva gestão, planejamento e apoio técnico a cada canto do Estado. Queremos ver o progresso chegar a todas as cidades, sem deixar ninguém para trás,” disse Barbosinha.
O programa MS Ativo foi idealizado para unir duas dimensões fundamentais da administração pública: a política, que aproxima governo e lideranças municipais, e a técnica, que capacita as equipes para implementar políticas públicas de forma eficiente. Nos encontros, foram aplicadas oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura e ambiente de negócios, além de espaço para diagnóstico das realidades locais e pactuação de compromissos.
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, destacou a próxima etapa do trabalho. “Encerramos os encontros regionais e estamos prontos para avançar ainda mais. O foco agora é resolver problemas concretos e entregar resultados,” afirmou Rocha.
Já o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thanner Castro Nogueira, fez um balanço positivo dos encontros. “Tivemos quase 3 mil participantes em nove encontros. Foi um movimento importante para fortalecer as equipes técnicas e garantir que as decisões se tornem entregas reais. O encerramento em Corumbá foi especial, porque adaptamos o MS Ativo às necessidades locais,” explicou Thanner.
Voz dos municípios
Representando as prefeituras de Corumbá e Ladário, a vice-prefeita de Corumbá, Bia Cavassa, afirmou que o MS Ativo representa um marco na relação entre Estado e municípios. “O MS Ativo fortalece o diálogo entre Estado e municípios, traz capacitação e soluções práticas para os desafios do dia a dia. Para Corumbá, participar é essencial,” afirmou Bia.
Para a servidora pública Nazira Costa, chefe de gabinete da Prefeitura de Corumbá, o MS Ativo representa integração e resultados. “O programa vai trazer benefícios concretos para Corumbá e Ladário. Ele integra Estado e municípios, ajuda a alcançar metas e melhora o atendimento à população,” destacou Nazira.
Resultados concretos
Desde o início do MS Ativo, em 2024, o programa já acumula números expressivos:
• 52 municípios aderiram à fase 3 do programa;
• 193 planos de ação foram elaborados;
• 882 ações foram selecionadas pelos municípios;
• 1.095 entregas já foram realizadas.
Para 2025, o MS Ativo projeta um investimento de R$ 1 bilhão em infraestrutura em todos os 79 municípios do Estado, consolidando o compromisso de interiorizar o desenvolvimento e reduzir desigualdades regionais.
“Cada obra do MS Ativo é fruto da parceria entre Estado e municípios. Queremos que nenhum sul-mato-grossense fique para trás, seja na Capital ou em regiões distantes como Corumbá,” finalizou Barbosinha.
O encerramento em Corumbá marca o início de uma nova fase do programa, agora voltada à execução das ações pactuadas, consolidação dos indicadores e fortalecimento da parceria entre o governo estadual e as prefeituras.
Fotos: João Garrigó
📍 Saiba mais em: barbosinha.com.br
📍 Siga nossas redes sociais:
📲 Instagram: @barbosinhams
📲 Facebook: /BarbosinhaMS