- mell280
17/07/2025 18h37
Referência no estado, Coordenadoria da Mulher de Maracaju recebe sexto município para conhecer suas políticas públicas.
Prefeito Marcos Calderan e Primeira-Dama Meire Calderan recebem comitiva de Nioaque, o sexto município a visitar a Coordenadoria da Mulher em busca de boas práticas.
A Coordenadoria da Mulher de Maracaju segue se destacando em Mato Grosso do Sul como referência em políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos direitos das mulheres. Na última quarta-feira (16/07), o município recebeu a sexta comitiva interessada em conhecer as boas práticas implementadas na cidade.
Desta vez, a visita foi realizada pelo Prefeito de Nioaque, André Bueno Guimarães, acompanhado de sua equipe. A recepção foi feita pelo Prefeito Marcos Calderan, a Primeira-Dama Meire Calderan e a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Jamaika do Carmo. A comitiva percorreu diversos espaços que integram a rede de proteção da mulher em Maracaju, como a sede da Coordenadoria da Mulher, a Sala Lilás no Hospital Soriano Corrêa, a Clínica da Mulher, o Promuse (Programa Mulher Segura), o Reconstruindo Famílias — ambos conduzidos pela Polícia Militar — e a Sala Lilás da Polícia Civil.
Durante a visita, o Prefeito de Nioaque destacou o nível de excelência do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher e afirmou estar impressionado com a qualidade da gestão pública de Maracaju, que, segundo ele, se assemelha à eficiência de grandes instituições privadas.
“Parabéns pelo trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher, não apenas no segmento de proteção à mulher, mas toda a gestão está de parabéns. Trabalho reconhecido e referência para nós, especialmente por estarmos em nosso primeiro mandato. Fico muito contente de ver exemplos que deram certo. Pode ter certeza que Maracaju será um espelho para nós”, afirmou André Bueno Guimarães.
Para o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a liderança da Primeira-Dama, Meire Calderan, à frente de um trabalho que tem alcançado bons resultados, servindo de exemplo e motivação para outras cidades.
"Receber a comitiva de Nioaque é motivo de grande alegria para nós. Isso demonstra que as políticas públicas desenvolvidas em Maracaju têm alcançado resultados concretos e podem inspirar outras cidades. Compartilhar nossas experiências bem-sucedidas, especialmente na área da proteção à mulher, é uma forma de contribuir com o fortalecimento da gestão pública em todo o estado. Agradecemos a confiança e ficamos sempre de portas abertas para o diálogo e a troca de conhecimentos." Destacou Marcos Calderan.
Além de Nioaque, Sidrolândia, Costa Rica, Deodápolis, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste também já enviaram comitivas a Maracaju para conhecer de perto a estrutura da Coordenadoria da Mulher, seus projetos integrados e a rede de proteção implantada pela gestão municipal. A cidade segue avançando com políticas públicas que unem sensibilidade social, planejamento estratégico e resultados reais.