PUBLICIDADE
- mell280
08/08/2025 11h17
Operação contra receptação de cobre fecha 20 locais e aplica R$ 20 mil em multas
Ação conjunta levou 3 pessoas à delegacia, fiscalizou 68 pontos e apreendeu 220 kg de fios sem procedência
Por Gabi Cenciarelli e Raíssa Rojas
Ainda conforme os dados apresentados, três locais apresentaram irregularidades, sendo um reincidente, na Avenida Tamandaré. Três pessoas foram encaminhadas para delegacias, uma delas por porte ilegal de arma de fogo, e o ferro-velho da Rua Tomaz Edison, que não possui alvará para atuar como reciclagem, foi um dos autuados.
Durante a operação, os alvos foram estabelecimentos suspeitos de receptação, identificados por mapeamento de inteligência da PM. "Mais de 100 pontos foram analisados previamente, alguns com histórico de revenda de material furtado", explicou o tenente-coronel Valdemir da Silva Andrade, comandante do 10º Batalhão da PM.
Abordagem educativa - Apesar da quantidade de material apreendido, os responsáveis pela ação consideram o resultado um avanço. "Não tivemos grandes apreensões e isso é positivo, porque mostra que os comerciantes estão se conscientizando e parando de comprar fios sem origem", destacou o delegado Edison.

Operação ocorreu em toda Capital (Foto: Divulgação)
A atuação conjunta também teve caráter educativo, segundo os responsáveis. "Queremos conscientizar os proprietários para que não adquiram esse tipo de material. A fiscalização não é para constranger os bons comerciantes, mas sim para coibir um crime que afeta toda a cidade", disse o tenente Almeida.
Já o comandante Ortigoza, da GCM, avaliou como positiva a surpresa das abordagens. "Agimos simultaneamente em várias regiões e isso mostra resultado. A redução nas apreensões mostra que esse comportamento de compra está diminuindo."
A legislação vigente proíbe a compra e venda de fios desencapados e exige que os comerciantes tenham registros detalhados sobre a origem dos materiais metálicos recebidos. Segundo as forças de segurança, as operações vão continuar e novas fases já estão sendo planejadas.
Confira a galeria de imagens:

veja também
Regulação em Saneamento
TCE-MS é painelista na 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento
Declaração de Imposto de Renda
Prazo de entrega das Declarações do Imposto Territorial Rural começa na segunda-feira, 11
novidades em utilidades domésticas