PUBLICIDADE
- mell280
08/08/2025 20h45
Com 75% dos leitos reservados, turismo em Bonito vai bombar durante o FIB 2025
Silvio de Andrade
Grandes atrações nacionais nos shows ao vivo e uma programação cultural diversificada, a 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), de 20 a 24 de agosto, é uma oportunidade ímpar para visitar o melhor destino de ecoturismo do Brasil e curtir cinco dias de muita música, teatro, dança, exposições, gastronomia, oficinas e brincadeiras.
Mas é preciso fazer reservas com antecedência para hospedar e desfrutar dos passeios em meio à natureza: o evento vai atrair milhares de pessoas ao destino da Rota Bonito e Serra da Bodoquena. Sondagem recente realizada pelo Observatório do Turismo de Bonito apontou 75% de ocupação hoteleira e a procura por reservas tem sido constante.
O trade turístico estima que esta edição do FIB vai gerar um dos maiores fluxos turísticos na cidade. Além da excelente programação anunciada pelo Governo do Estado, organizador do festival – shows de Elba Ramalho, Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e a dupla Guilherme e Santiago -, é período de baixa temporada e o evento coincide com o feriado prolongado de aniversário de Campo Grande, no dia 26.
“A expectativa é a melhor possível, devemos ter um público recorde, bem movimentado mesmo em todos os segmentos do turismo, alcançando nossos objetivos de fomentar a economia e gerar entretenimento à população”, avaliou Juliane Salvadori, vice-prefeita e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico. “O FIB é o nosso maior evento, já consolidado, crescendo a cada ano com a parceria do Governo do Estado.”
Passeios: acesso limitado
Com o tema "Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra", o festival de 2025 será marcado por atividades que integram a comunidade local e turistas, reforçando a sustentabilidade e o ecoturismo. Bonito, famoso por suas paisagens deslumbrantes, se transformará em um grande palco, atraindo visitantes de todo o Brasil. O FIB consolidou-se como um dos principais eventos culturais de Mato Grosso do Sul e um grande atrativo para turistas do Brasil e do exterior.
Bonito conta com mais de sete mil leitos, distribuídos em 28 hotéis, 54 pousadas, sete hostels, cinco áreas de camping e casas de temporadas. O público tem ainda a alternativa de se hospedar nas cidades de Jardim e Bodoquena, distantes 60 km, as quais fazem parte da Rota Turística da Serra da Bodoquena com excelentes opções de passeios. Para quem planeja visitar o destino no período, uma dica: as reservas (por meio das agências) para os passeios, onde o acesso é limitado, devem ser também antecipadas.
Em 2024, o Observatório do Turismo de Bonito realizou uma pesquisa sobre o perfil do turista que visitou a região, durante o FIB, e revelou que a origem da maioria dos turistas (68%) é do próprio Estado, enquanto 35,94% são de Campo Grande. Mais de 75% dos visitantes permaneceram de três a cinco dias no destino, 66,30% se hospedaram na rede hoteleira e mais de 55% visitaram os atrativos turísticos da região, em especial as grutas, balneários e cachoeiras.
Mais informações:
www.bcvb.com.br
https://www.turismo.bonito.ms.gov.br/
Programação do FIB:
https://mscultural.ms.gov.br/festival/festival-de-inverno-de-bonito/
veja também
assembleia legislativa