PUBLICIDADE

PIB reforça Europa como alternativa aos EUA, enquanto Reino Unido enfrenta dificuldades


PUBLICIDADE
  • mell280

14/08/2025 10h16

PIB reforça Europa como alternativa aos EUA, enquanto Reino Unido enfrenta dificuldades

Yuri Coghe


Gestores de portfólio da Janus Henderson comentam panorama econômico do Reino Unido e da União Europeia

Oliver Blackbourn, gestor de portfólio da equipe de multiativos da Janus Henderson Investors:

A economia do Reino Unido cresceu mais do que o esperado no segundo trimestre, impulsionada por exportações e gastos governamentais acima do que era aguardado. No entanto, o consumo privado e o investimento empresarial foram menores, visto que a inflação está subindo novamente, o mercado de trabalho parece estar enfraquecendo e a incerteza econômica permanece muito alta.

O Reino Unido provavelmente enfrentará uma redução na renda real nos próximos meses, já que a inflação tende a subir ainda mais e o crescimento salarial tem se moderado. A confiança dos consumidores permanece fraca e uma redução nos gastos não ajudará nisso, com pesquisas já mostrando que os indivíduos estão receosos de fazer grandes compras. A confiança empresarial parece estar melhorando, mas a incerteza quanto às políticas dificulta o comprometimento das empresas com investimentos de longo prazo. Uma seja necessária uma maior clareza por parte do governo para convencer as empresas a se comprometerem com projetos no Reino Unido.

Novos sinais de crescimento mais fraco no setor privado podem exacerbar o ambiente difícil para o Banco da Inglaterra, que espera que a inflação subjacente atinja 4% nos próximos meses. O último conjunto de votos do MPC sugeriu que a inflação está preocupando um pouco mais, apesar dos sinais de fraqueza no mercado de trabalho.

Dados do PIB da UE por Tom Ross, chefe de alto rendimento da Janus Henderson Investors:

No segundo trimestre de 2025, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 0,1% na zona do euro e 0,2% na UE, em comparação com o trimestre anterior. O crescimento estável da Europa é o melhor tônico para investidores que buscam diversificar suas ações fora dos EUA. O crescimento lento e constante da UE é atraente e se mostra competitivo no longo prazo, à medida que os investidores buscam estabilidade em um mundo de avaliações apertadas. O crescimento da UE continua seu caminho rumo à convergência com o crescimento dos EUA.