- mell280
18/08/2025 04h51
Arauco partilha sua história e visão estratégica no Show Florestal 2025
Presença da companhia reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor florestal no Brasil
Referência global em celulose, painéis de madeira, reservas florestais e soluções sustentáveis em bioenergia, a Arauco confirma presença no Show Florestal 2025, que será realizado de 19 a 21 de agosto, em Três Lagoas (MS).
Durante os três dias de programação, executivos da companhia terão destaque em painéis e congressos técnicos, reforçando o papel da empresa em um dos principais encontros do setor no Brasil — voltado a impulsionar o mercado de florestas plantadas, fomentar a inovação e gerar novos negócios.
Com um estande de 250 m², localizado logo na entrada do evento, no Caminho da Celulose, a Arauco convidará o público para uma experiência imersiva que apresenta sua trajetória e atuação no país. O espaço destacará a produção industrial da companhia, guiada pela inovação com responsabilidade ambiental, além de mostrar suas áreas de cultivo florestal e tecnologias próprias para proteção, preservação e manejo responsável das florestas plantadas.
“A Arauco alcança a eficiência operacional a partir do cuidado com a água, a biodiversidade e o carbono. Nosso compromisso com a conservação ambiental se traduz em ações concretas: preservação da fauna e flora, geração de energia limpa, otimização de recursos e investimentos na economia circular. Acreditamos em um crescimento sustentável e integrado — que une progresso e preservação, gera oportunidades e valoriza as pessoas”, afirma Carlos Altimiras, Diretor Presidente da Arauco Brasil, que participará da abertura oficial do evento.
Programação paralela
A presença da companhia no Show Florestal extrapola o espaço expositivo. Executivos da Arauco participam de dois dos principais fóruns técnicos que ocorrem paralelamente ao evento, no Espaço SESI-MS: o 7º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul e o 2º Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais.
No dia 18 de agosto, Theófilo Militão, Diretor de Sustentabilidade & Relações Institucionais da Arauco, será um dos palestrantes do 7º Congresso Florestal MS, que reúne lideranças da cadeia de base florestal e industrial para debater desafios, políticas públicas e caminhos para o desenvolvimento sustentável do setor. Ele será um dos debatedores do painel mais importante do dia – “O Vale da Celulose no Brasil: Status dos Megaempreendimentos Florestais” – das 09h30 às 12h00.
No dia 19, Ricardo Austin, Diretor Florestal Brasil-Argentina da Arauco, será o moderador do painel técnico “Inovações e Tecnologias aplicadas nas operações silviculturais” no 2º Evolution, encontro voltado à difusão de inovações tecnológicas na silvicultura.
Presença estratégica em Mato Grosso do Sul
A Arauco conduz atualmente um dos projetos industriais mais ambiciosos do setor: o Projeto Sucuriú, que marca a construção da primeira planta de celulose da companhia no Brasil, em plena região do Cerrado sul-mato-grossense. Com previsão de ser a maior planta de celulose do mundo construída em etapa única, o empreendimento traz diretrizes rígidas de sustentabilidade desde sua concepção, com destaque para:
- Redução significativa na emissão de carbono;
- Gestão hídrica eficiente;
- Proteção ativa da biodiversidade;
- Relação sustentável com o território e comunidades.
A operação florestal da companhia já abrange 10 municípios no estado. A Arauco também detém o primeiro selo Carbono Neutro do mundo concedido a uma empresa do setor florestal.
Serviço:
Evento: Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Mais informações: www.showflorestal.com.br
Sobre o Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.
Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.
Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.
Sobre a Arauco Brasil
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Delloite e auditada pela Price Waterhouse. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.