PUBLICIDADE

Tramontina conhece a rota do Aço Verde Aperam em Minas Gerais


PUBLICIDADE
  • mell280

18/08/2025 08h26

Tramontina conhece a rota do Aço Verde Aperam em Minas Gerais

assessoria


Empresa gaúcha utiliza aço inox na fabricação de panelas, talheres, pias, cubas, cozinhas industriais, entre outros utensílios domésticos e equipamentos

Representantes do Comitê Ambiental da Tramontina estiveram em Minas Gerais para conhecer de perto todas as etapas de produção do Aço Verde Aperam. O ponto de partida da visita foi a Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha (MG), onde o carvão vegetal é produzido 100% a partir de florestas renováveis de eucalipto. Na sequência, seguiu para a Usina de Timóteo, no Vale do Aço (MG), onde é produzido o aço inox.

O inox é utilizado pela Tramontina em uma ampla variedade de produtos, como panelas, talheres, pias, churrasqueiras, baixelas, cozinhas industriais entre outros. “Nosso aço não chega diretamente ao consumidor final. Ele chega pelas mãos de clientes como a Tramontina, que o transforma em produtos presentes no dia a dia das pessoas. Quando empresas trabalham juntas, em sinergia e alinhadas em valores, elas conseguem oferecer ao mercado soluções cada vez mais responsáveis, inovadoras e sustentáveis”, afirma Rodrigo Damasceno, diretor Comercial e de Logística da Aperam.

“Queríamos entender a fundo a origem do aço inox que utilizamos em nossos produtos e reforçar esse elo de confiança com a Aperam, que compartilha dos mesmos valores ambientais e sociais que defendemos”, afirma Eduardo Portolan, diretor Industrial e membro do Comitê Ambiental da Tramontina. “Pudemos ver de perto como o Aço Verde Aperam é produzido a partir do manejo florestal responsável e da aplicação de tecnologia industrial de ponta”, ressalta.

Onde tudo começa: Vale do Jequitinhonha

No Vale do Jequitinhonha, o grupo conheceu as etapas da produção florestal, que incluem os viveiros clonais, o controle biológico de pragas, o melhoramento genético e os modernos fornos de carbonização equipados com queimadores de gases - tecnologias que reduzem emissões atmosféricas e tornam o processo mais limpo. Também foram apresentados outros produtos, como o bio-óleo e o biochar, que têm aplicação crescente na economia de baixo carbono.

A programação incluiu ainda a apresentação de projetos socioambientais apoiados pela Aperam BioEnergia, como o Raízes do Vale, que fomenta a agricultura familiar, o desenvolvimento rural sustentável e a geração de renda nas comunidades. Atualmente, o programa beneficia mais de 260 famílias e dedica mais de 100 hectares ao cultivo de alimentos nas terras da empresa. Em meio às plantações de eucalipto, os moradores realizaram a colheita de mais de 25 toneladas de feijão, milho, mandioca e outras culturas entre abril e maio deste ano.

“É gratificante ver como o desenvolvimento sustentável pode, de fato, transformar realidades. A integração entre a indústria e as comunidades do Vale do Jequitinhonha comprova que é possível aliar produtividade, inclusão social e preservação ambiental”, enfatiza Ézio Santos, diretor de Operações da Aperam BioEnergia.

Os visitantes também conheceram a Reserva Guapuruvu, área de conservação dedicada à preservação da biodiversidade local, acompanharam o trabalho realizado pelos artesãos da comunidade de Campo Buriti, em Turmalina, e participaram de um plantio simbólico de muda no Centro de Educação Ambiental Oikós Bio.

Onde tudo ganha forma: Vale do Aço

Na etapa final da jornada pelo ciclo produtivo do Aço Verde Aperam, os representantes da Tramontina visitaram a Usina de Timóteo, no Vale do Aço (MG). Foi o momento de acompanhar de perto a transformação do carvão vegetal sustentável - e outras matérias-primas como minério de ferro e ligas metálicas - em aço inoxidável com baixa pegada de carbono. A usina tem capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano.

A programação contou com visitas técnicas à Aciaria, Altos-Fornos, Centro de Pesquisa, Laminação e Acabamento, além do centro de comando integrado da planta industrial, da Fundação Aperam e do Oikós Timóteo. O grupo conheceu iniciativas voltadas à eficiência energética, redução de emissões e reaproveitamento de coprodutos, como a moinha de carvão e briquetes, soluções alinhadas à política de economia circular da Aperam.

A agenda também contemplou palestras sobre gestão de carbono, inovação industrial e liderança sustentável.

10 anos do Comitê Ambiental

A visita técnica também marcou os 10 anos do Comitê Ambiental da Tramontina, criado em 2014 para coordenar e aprimorar as práticas de gestão ambiental da empresa. A celebração, que seria realizada no ano passado, foi adiada devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Formado por representantes de todas as unidades produtivas da empresa, o comitê desenvolve projetos e soluções em temas como resíduos, eficiência energética, emissões e gestão hídrica.

 


A visita técnica também marcou os 10 anos do Comitê Ambiental da Tramontina, criado em 2014
Elvira Nascimento

 

Os representantes da Tramontina visitaram a Usina de Timóteo, no Vale do Aço (MG), para conhecer a etapa final de produção do Aço Verde Aperam
Elvira Nascimento

 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE