PUBLICIDADE

Indigo Ag apresenta inovação biológica exclusiva no Brasil


PUBLICIDADE

18/08/2025 11h49

Indigo Ag apresenta inovação biológica exclusiva no Brasil

Ludymila Marques



O lançamento do biotrinsic hamatum marca a chegada ao mercado brasileiro do primeiro biofungicida à base do fungo endofítico Trichoderma hamatum, oferecendo um avanço inédito no controle biológico de doenças do solo.


 

A Indigo Ag, multinacional globalmente reconhecida por sua pesquisa de microrganismos endofíticos e pelo uso de tecnologias avançadas como sequenciamento genômico, inteligência artificial e machine learning, anuncia o lançamento de uma solução inédita no Brasil: o biotrinsic hamatum. O produto é o primeiro biofungicida do país formulado com o fungo endofítico Trichoderma hamatum, desenvolvido para proteger lavouras contra um amplo espectro de patógenos que comprometem o estande inicial e a produtividade.

Resultado de anos de pesquisa e coleta de microrganismos, a tecnologia foi desenvolvida a partir de uma cepa exclusiva da Indigo, isolada em regiões subtropicais do Missouri (EUA) – com clima semelhante ao do Sul do Brasil –, garantindo adaptabilidade e alta eficiência agronômica nas principais regiões produtoras.

“Estamos entregando ao agricultor brasileiro um produto que simboliza uma nova era do agro: mais rentável, sustentável e alinhado às exigências do mercado global”, afirma Cristiano Pinchetti, CEO da Indigo Ag para América Latina e Europa.

Proteção de nova geração

Com múltiplos mecanismos de ação, o biotrinsic hamatum atua contra patógenos severos como Fusarium solaniFusarium verticillioidesRhizoctonia solaniMacrophomina phaseolinaPhytophthora sojaeSclerotinia sclerotiorum e Stenocarpella maydis – presentes em culturas como soja, milho, algodão, feijão, trigo, sorgo e girassol. O controle se dá por meio de parasitismo direto, antibiose, indução de resistência sistêmica e promoção de crescimento vegetal.

Seu grande diferencial é a ação endofítica: o microrganismo coloniza o interior da planta, estabelecendo uma simbiose duradoura que oferece proteção e vigor desde a germinação até a colheita. A formulação em pó seco (FP), com baixa atividade de água, garante estabilidade, segurança operacional, baixíssima dosagem e compatibilidade com caldas de tratamento de sementes.

“É um biofungicida de nova geração, que alia inovação, sustentabilidade e eficiência comprovada no campo. Com ele, oferecemos ao produtor uma ferramenta segura e altamente eficaz no controle de doenças de solo”, destaca Reinaldo Bonnecarrere, Head de Biológicos da Indigo para América Latina e Europa.

Mais inovação para o agro

O lançamento reforça a liderança da linha biotrinsic no Brasil, que já conta com soluções como o biotrinsic simplex (inoculante à base de Bacillus simplex) e o biotrinsic bionematicida. Todas as tecnologias são baseadas em microrganismos endofíticos e potencializadas por ferramentas avançadas de análise de dados, IA e genômica.

Presente em mais de 14 países e com mais de 36 mil cepas de microrganismos catalogadas, a Indigo Ag tem como missão impulsionar a transição para uma agricultura mais regenerativa e lucrativa. Seus biológicos são desenvolvidos para entregar produtividade com menor impacto ambiental, atendendo às demandas globais por sustentabilidade e rastreabilidade.

“Acreditamos que o futuro da agricultura está em soluções integradas, que cuidam do solo, da planta e do produtor. Com o biotrinsic hamatum, reforçamos nosso compromisso com um modelo produtivo mais sustentável e competitivo”, conclui Pinchetti.

----------------------

Sobre a Indigo Ag

A Indigo Ag é uma empresa global de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Fundada em 2013, e já presente em 14 países, ela se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas no mundo desenvolvendo biológicos de alta performance a partir de microrganismos endofíticos associados a bioinformática e data science. Através do uso da ciência e da tecnologia, a Indigo transforma a sustentabilidade em valor para agricultores, agronegócios e corporações. Neste ano de 2025, a empresa dá um novo passo ao lançar seus programas de créditos de carbono e rastreabilidade de emissões (escopo 3) no mercado latino-americano. Mais informações no portal da Indigo.

 

 



 



 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE