18/08/2025 15h08
Dissertação da Esalq/USP conquista Prêmio SCHUH
Premiação é concedida à melhor tese de mestrado na área de Economia Rural
Intitulada “Análise da produtividade e eficiência técnica de pequenos e médios produtores na agricultura peruana”, a tese da pesquisadora Maria Juaquina Roque Cruz foi a vencedora do Prêmio SCHUH - concedido à melhor dissertação de mestrado na área de Economia Rural, patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea da Esalq/USP, que reconhece pesquisas de excelência que contribuem para o avanço do conhecimento na área de Economia Rural.
A premiação ocorreu durante o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER realizado em Passo Fundo - Rio Grande do Sul, onde foram anunciados os vencedores dos tradicionais prêmios acadêmicos da entidade. Elaborada sob orientação do professor Humberto Francisco Silva Spolador, a dissertação premiada se destacou por sua relevância ao analisar a realidade produtiva de pequenos e médios agricultores no Peru - tema de grande importância para o desenvolvimento sustentável da agricultura na América Latina.
De acordo com Maria Juaquina, que atua na área de Acordos e Convênios Internacionais do Pecege Internacional, receber este prêmio foi uma enorme satisfação, por estar diretamente ligado à sua área de pesquisa. “Senti-me profundamente honrada e reconhecida. Compreender o significado e o valor que o Prêmio SCHUH representa tornou essa conquista ainda mais especial. Sou sinceramente grata a todos que fizeram parte dessa trajetória”, afirma.
Segundo o diretor-adjunto do Instituto Pecege, José Eurico Possebon Cyrino (Prof. Zico) a premiação reafirma o compromisso da SOBER em valorizar a produção científica nacional e estimular a formação de pesquisadores comprometidos com os desafios do setor rural. “É uma grande honra ver a excelência acadêmica sendo reconhecida pela SOBER, uma instituição que representa com seriedade e compromisso o desenvolvimento das Ciências Sociais Aplicadas ao meio rural. Premiações como essa valorizam não apenas o esforço individual dos pesquisadores, mas também reforçam a importância da produção científica comprometida com a transformação do nosso País. Parabenizo todos os premiados, em especial os jovens talentos que demonstram, desde já, o potencial de impacto que a pesquisa tem na sociedade brasileira”, ressalta Zico.
