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Com o FIB, agosto movimentou turismo de Bonito e região como alta temporada


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02/09/2025 17h09

Com o FIB, agosto movimentou turismo de Bonito e região como alta temporada

(Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena)



Os impactos positivos na economia local, gerando um movimento financeiro estimado em R$ 23,22 milhões, comprovam que a realização do Festival de Inverno em Bonito em agosto é a melhor data para o evento, prolongando a alta temporada de julho em um mês de frequência média de turistas ao destino.

A avaliação é do trade turístico de Bonito e região, integrantes da Rota Bonito Serra da Bodoquena, considerando o sucesso de público — cerca de 20 mil pessoas circularam pelas múltiplas atividades do festival em cinco dias — e o fluxo de visitantes, que deve superar indicadores dos anos anteriores. A taxa de ocupação hoteleira foi de aproximadamente 80%, com grande parte das opções de hospedagem registrando lotação próxima da capacidade.

“Agosto deixou de ser um mês morno e passou a garantir boa ocupação e faturamento. Isso dá regularidade e previsibilidade aos negócios”, afirmou a empresária Silvia Schmidt, da Associação Bonitense de Hotelaria (ABH). “É um movimento que mantém o turista mais tempo na cidade, visitando lojas e consumindo. O festival gera alegria cultural, mas também segurança econômica.”

Destino gastronômico

O chef Sylvio Trujillo, do restaurante Bacuri, destacou que a semana do festival se equipara aos períodos mais fortes do ano, como Natal ou Réveillon. Segundo ele, as vendas chegam a aumentar 80% em comparação aos períodos de baixa temporada. “Antes da mudança da data do festival, agosto era um mês em que dávamos férias a funcionários. Hoje, precisamos contratar temporários e reforçar estoques. O festival mudou a lógica da cidade.”

Os empresários de Bonito reforçam que o evento ajuda a gerar empregos que, muitas vezes, se tornam permanentes, ampliando a renda das famílias e projetando a região nacionalmente como destino gastronômico de qualidade. De acordo com Observatório do Turismo de Bonito, o festival atraiu visitantes com média de três dias de permanência e gasto diário de R$ 387 por pessoa.

Um marco histórico

O sucesso do FIB foi além dos números econômicos e da programação diversificada, que encantou moradores e turistas. Marcou história ao se tornar oficialmente Carbono Neutro e Lixo Zero. A startup socioambiental Ciclo Azul implantou coleta seletiva, reciclagem e compostagem em diferentes pontos do evento, garantindo o destino correto dos resíduos.

O processo, com a participação ativa das lideranças políticas e empresariais e da comunidade, envolveu o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa e medidas de neutralização, como o plantio de árvores no Balneário Estrela do Formoso. “Bonito respirou cultura e sustentabilidade. A população, as escolas, as famílias, os turistas, todos participam”, disse o prefeito Josmail Rodrigues.

Mais informações:
www.bcvb.com.br
www.turismo.bonito.ms.gov.br



 




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  • Nelson Dias12
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