- mell280
07/09/2025 13h51
Desfile com recorde de participantes atrai milhares à Avenida Marcelino Pires
Conforme a organização, ato reuniu 134 instituições com oito mil integrantes em Dourados
Desfile Cívico-Militar em comemoração à Independência do Brasil, levou milhares de pessoas à Avenida Marcelino Pires, região central de Dourados, na manhã deste domingo (7/9).
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, o órgão de segurança estima que aproximadamente 40 mil pessoas tenham circulando pela via durante o período.
O ato teve início por volta de 8h e terminou às 11h20.
Para o secretário Municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, a celebração deve ser comemorada neste ano por ter conseguido, além de mobilizar dezenas de entidades, reunir toda a Rede Municipal de Ensino, composta por escolas e CEIM’s (Centros de Educação Infantis Municipais).
“É um momento de celebrar o amor à pátria. Estamos felizes porque hoje, 100% da nossa rede pública participa do evento”, contou ao Dourados News durante transmissão nas redes sociais do jornal.
O prefeito Marçal Filho também comemorou a realização do desfile, que movimentou aproximadamente 8 mil pessoas participando.
“É fantástico, a gente chegar a esse momento. É motivo de grande alegria a gente estar aqui, nesse sentimento de Brasil, de brasilidade, de patriotismo. Eu acho isso extremamente importante e estou muito satisfeito com a organização deste evento”, disse.
De acordo com a organização, foram 134 entidades passando pela Avenida Marcelino Pires neste domingo.
O desfile teve início com instituições educacionais, passando por entidades de diversos setores até a chegada das forças de segurança pública.
Uma das atrações mais aguardadas, o Exército Brasileiro levou grande aparato à Marcelino Pires, demonstrando ao público veículos blindados e as ações desenvolvidas pelos militares.
O desfile foi finalizado com o Grito dos Excluídos, que neste ano seguiu com o tema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia, tendo presente que o tema permanente segue sendo A Vida em Primeiro Lugar!”.
Fotos internas: Clara Medeiros/Dourados News