- mell280
08/09/2025 06h44
Tarcísio radicaliza discurso e se projeta como “herdeiro” de Bolsonaro
Governador de SP, Tarcísio de Freitas subiu o tom na Paulista, no domingo (7/9), e criticou duramente o STF e o ministro Alexandre de Moraes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surpreendeu grande parte da classe política — e todo o Judiciário — ao radicalizar seu discurso no ato bolsonarista da Avenida Paulista, nesse domingo (7/9), e atacar, como nunca havia feito, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes, principal algoz do bolsonarismo.
Ao lado de Silas Malafaia, organizador da manifestação que pregava uma reação sem medo ao cerco da Justiça sobre os bolsonaristas, Tarcísio pegou emprestado alguns dos adjetivos mais usados pelo pastor, como tirano e ditador, para centrar fogo em Moraes, como há muito tempo era cobrado a fazê-lo pelos aliados de seu padrinho político, que está em prisão domiciliar e inelegível.
Embora Tarcísio tenha iniciado sua fala dizendo que “só existe um candidato para nós”, referindo-se a Bolsonaro, aliados interpretaram o discurso do governador em defesa da “anistia ampla e irrestrita” e agressivo com o STF como uma fatura que precisava ser paga ao núcleo duro do bolsonarismo para que ele seja alçado ao posto de “herdeiro” político de Bolsonaro para concorrer à Presidência em 2026.
“Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo neste país”, disse Tarcísio no auge de seu discurso. “Nós não vamos aceitar a ditadura de um Poder sobre o outro. É isso que precisamos fazer, é isso que nós precisamos defender: chega do abuso, chega!”, falou em outro momento para os mais de 40 mil manifestantes que foram à Paulista.
Além da nova postura de Tarcísio, outros detalhes que apontam para uma passagem de bastão foi o elogio de Malafaia ao governador de São Paulo, chamado por ele de “leão” em defesa da anistia, e a indireta do pastor, que tem enorme influência no bolsonarismo, ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho 03 do ex-presidente que está autoexilado nos Estados Unidos.