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Consórcios vão além de imóveis e automóveis e atraem novos perfis de consumidores


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  • mell280

18/09/2025 12h05

Consórcios vão além de imóveis e automóveis e atraem novos perfis de consumidores

Vanessa Fontes


Eduardo Rizi, da Évora Seguros, aponta como escolher a melhor modalidade, os perfis que mais se beneficiam e destaca o uso do consórcio também para serviços variados

O consórcio tem ganhado cada vez mais espaço como alternativa ao crédito tradicional, especialmente em um cenário de juros elevados. Tradicionalmente associado à compra de imóveis e automóveis, o modelo hoje se diversifica e pode ser usado para finalidades tão distintas quanto cirurgias plásticas, viagens e até cursos de educação.

Para Eduardo Rizi, diretor da Évora Seguros, essa expansão abre novas possibilidades para consumidores que buscam planejamento. “O consórcio é ideal para quem tem disciplina financeira e não precisa do bem de forma imediata. Ele pode funcionar como uma poupança programada, que ajuda o consumidor a realizar sonhos sem se expor aos juros altos de outras modalidades de crédito”, afirma.

Perfis que mais se beneficiam do consórcio

Segundo a Évora, o consórcio é recomendado principalmente para:

  • Planejadores de longo prazo – quem deseja adquirir bens ou serviços, mas pode esperar o momento da contemplação;

  • Consumidores com recursos próprios – que podem dar lances para acelerar a contemplação;

  • Pessoas que buscam disciplina financeira – usando o consórcio como forma de poupança.

Como escolher a melhor opção

Para não errar na hora de contratar, Eduardo Rizi reforça que é recomendado:

  • Avaliar a administradora – verificar se é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central;

  • Usar simuladores – entender parcelas, prazos e taxas antes de entrar;

  • Comparar condições – checar regras de contemplação e modalidades de lance;

  • Alinhar o objetivo – definir se o consórcio será para imóvel, veículo ou serviços diversos.

  • Analisar o grupo de consórcio – verificar há quanto tempo o grupo está formado. Grupos mais antigos costumam ter maior previsibilidade nas contemplações, o que pode permitir lances menores para quem deseja ser contemplado; grupos novos podem exigir lances mais altos, já que ainda não há histórico de contemplação.

De acordo com Rizi, a escolha consciente é fundamental: “O consórcio é uma ferramenta poderosa de planejamento, mas só funciona bem quando está alinhado à realidade financeira e ao objetivo de cada pessoa”, completa afirmando que, “uma equipe de atendimento capacitada como a que temos na Évora Seguros, pode contribuir com o cliente explicando as diversas modalidades”. 

Eduardo Rizi está disponível para entrevistas sobre o tema.

Sobre a Évora

Fundada em 1997, a Évora Seguros é uma corretora 100% brasileira, líder no segmento de seguros automotivos, com forte presença em concessionárias. Além de seu portfólio robusto em seguros residenciais, empresariais, frotas e fiança locatícia, a Évora expandiu recentemente para o setor de Benefícios, oferecendo soluções em seguros de saúde, odontológico, vida e viagem. Em 2025, a corretora também passou a contar com a oferta de consórcios para automóveis e imóveis. A empresa traz em seu portfólio soluções para atender tanto pessoas físicas quanto empresas de todos os portes e dos mais variados segmentos e desde o seu início, já atendeu mais de 1 milhão de clientes.

 

 

 

Eduardo Rizi, diretor da Évora Seguros


 

 





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