PUBLICIDADE

Sereia nada em aquário durante evento de conscientização ambiental no Bioparque


PUBLICIDADE
  • mell280

20/09/2025 14h01

Sereia nada em aquário durante evento de conscientização ambiental no Bioparque

Presença da personagem é o chamariz para uma programação educativa em alusão ao Dia Mundial da Limpeza

Por Cassia Modena e Maria Gabriela Arcanjo


 É de brilhar os olhos das crianças e dos adultos o nado da sereia que, neste sábado (20), visita o Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A presença da personagem mítica é o chamariz para uma programação educativa gratuita que o espaço oferece em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. É necessário ter feito agendamento para entrar.

 
 
 
A sereia é Giuliana Ferreira, 29, mergulhadora profissional e bióloga há cinco anos. Natural de Santos, no litoral de São Paulo, ela tem domínio da técnica, mas conta que sempre se prepara uma semana antes quando faz uma apresentação como a de hoje. "É muito legal poder transmitir isso para as crianças, estimular a criatividade e a imaginação. Muito emocionante", diz sobre o trabalho que está fazendo.
 
Nas salas próximas, a conscientização sobre a importância de um meio ambiente limpo e de ruas limpas é feita por meio de atividades como teatro e oficina de origami. Além disso, o Instituto Profac do Seac-MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação) recebe descarte de lixo eletrônico na recepção.
 
 
A diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri Mariano de Souza, afirma que ⁠”a expectativa é plantar pelo menos uma sementinha na cabeça das pessoas, porque a mudança de hábitos diários é o que faz a gente ter um ambiente mais sustentável”.
 
Sereia nada em aquário durante evento de conscientização ambiental no Bioparque
Oficina de origami ensina a reaproveitar papel (Foto: Marcos Maluf)
 
Espetáculo infantil com a Trupe do Reino (Foto: Marcos Maluf)
O evento também é oportunidade para os funcionários do próprio complexo participarem de uma formação sobre gerenciamento de resíduos. O esperado é envolver 2 mil pessoas em toda a programação até o fim desta manhã.
 
Visitantes - Flor de Carvalho, 74, conseguiu trazer a neta e três amigas da menina. Ao elogiar a experiência de hoje, a visitante conta que conhece o aquário de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o de Ålesund, na Noruega, mas que nenhum se compara ao de Campo Grande. “O nosso aquário 'dá de dez a zero' nos deles", fala. A avó também relatou estar animada por poder aprender junto às crianças.
 
 
Foram convidados, ainda, 50 alunos com deficiência da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Terenos. A manhã está sendo de diversão para eles, principalmente para os que ainda não conheciam de perto o Bioparque.
 
Alunos da Apae contemplam tanques repletos de peixes no Bioparque (Foto: Marcos Maluf)
Tótens - Foram espalhados tótens informativos sobre reciclagem e decomposição de resíduos na natureza pelo espaço. A ação está relacionada à coleta de lixo eletrônico.
 
Daniel Felício, presidente do Seac-MS, explica que o instituto está recebendo eletrônicos há um mês em sua sede e que a coleta termina hoje.
 
 
Sobre o evento, ele destaca que “o ponto principal é conscientizar as crianças sobre a sustentabilidade e a questão de limpeza se relaciona diretamente com o tema. A gente trabalha de forma preventiva para agredir menos o meio ambiente”.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE