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Parques, atrações e turismo: sinergia que fortalece a economia e a cultura do Brasil


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24/09/2025 11h12

Parques, atrações e turismo: sinergia que fortalece a economia e a cultura do Brasil

Isabela Wilvock


Com impacto econômico de R$36,07 bilhões, a indústria de atrações conecta cultura, turismo e desenvolvimento social

- No Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a IAAPA, Associação Global da Indústria de Atrações, destaca o papel vital de parques, aquários, zoológicos, museus e centros de entretenimento como motores da economia, da cultura e da inclusão social no Brasil.

Todos os anos, mais de 332 milhões de pessoas visitam parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, centros de entretenimento familiar, zoológicos, aquários e outras atrações na América Latina e  Caribe, de acordo com a Associação Global da Indústria de Atrações. O Brasil é o maior mercado da América Latina na indústria: somente no país são 117.4 milhões de visitantes anualmente. Os impactos diretos e indiretos das atrações no Brasil geraram receitas de cerca de 6,8 mil milhões de dólares - que corresponde a R$36,07 bi* - no ano passado e apoiaram cerca de 142.000 postos de trabalho.

Diversas atrações brasileiras membros da IAAPA ilustram essa força: Beach Park, Beto Carrero World, Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu, Playland, Hot Park, Hopi Hari, Hot Beach, entre outros. Esses parques contribuem de forma decisiva para diversificar e fortalecer a oferta turística brasileira, impulsionar o número de visitantes domésticos, gerar inúmeros empregos diretos e indiretos e ampliar a distribuição dos benefícios econômicos do turismo entre diferentes estados.

Só neste ano, diversos novos parques e atrações foram anunciados no Brasil, ampliando o apelo do país tanto para o turismo doméstico quanto internacional. Entre eles está o Cacau Park, parque temático do chocolate que será inaugurado em Itu, São Paulo; e outras duas estreias já confirmadas: em Atibaia, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, inspirado na clássica série de livros infantis brasileiros, abrirá as portas para uma nova geração de visitantes. 

Turismo cultural, social e inclusivo

O crescimento do turismo cultural e de entretenimento no Brasil fica evidente em dados recentes: no primeiro semestre de 2025, o setor movimentou um recorde de R$108 bilhões, representando um crescimento de cerca de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Fecomércio-SP. As chegadas internacionais também seguem em forte alta: entre janeiro e julho, o Brasil recebeu aproximadamente 5,95 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 47,5% na comparação anual, de acordo com a Embratur. Em agosto, o total já havia alcançado 6,52 milhões de visitantes, 46,6% acima de 2024, segundo o Ministério do Turismo.

Esse desempenho positivo está diretamente ligado à indústria de atrações, que exerce um papel decisivo na atração de visitantes nacionais e internacionais e contribui de forma direta para o crescimento das receitas e da chegada de turistas ao Brasil.

“Cada ingresso para uma atração ativa um círculo virtuoso: artesãos, produtores, fornecedores e comunidades locais encontram nessa indústria uma fonte de crescimento. Turismo, gastronomia, hotelaria e serviços são diretamente beneficiados, consolidando as atrações como um pilar do desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Paulina Reyes, vice-presidente e diretora executiva da IAAPA para a América Latina, Caribe e América do Norte.

Outras atrações também celebram a biodiversidade e a natureza do Brasil, como o Arvorar Park, novo parque do Beach Park que oferece uma experiência imersiva incrível unindo natureza, sustentabilidade, diversão e educação; o Simba Safari, inaugurado recentemente como uma experiência única de safári dentro do complexo do Zoológico de São Paulo, o maior da América Latina; e o AquaFoz, em Foz do Iguaçu, que abrirá neste ano e será o segundo maior tanque oceânico do Brasil, com mais de 300 espécies e mais de 3,3 milhões de litros de água.

As belezas naturais também são consideradas importantes atrações para o turismo nacional e internacional, como os membros da IAAPA: o Cristo Redentor, as Cataratas do Iguaçu e o Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros.

Olhando para o futuro, o setor de atrações no Brasil deve se expandir ainda mais, com cerca de 60 novos projetos recém-inaugurados ou em desenvolvimento para os próximos meses, além da continuidade dos investimentos em inovação e sustentabilidade. Segundo a IAAPA, essas tendências posicionam o Brasil não apenas como o maior mercado da América Latina, mas também como um dos polos mais dinâmicos do turismo cultural e de entretenimento em escala global.

* Valor segundo a cotação do Banco Central do Brasil do dia 23/09/2025. 

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Sobre a IAAPA

A IAAPA é uma comunidade diversa e dinâmica de profissionais de atrações em escala global. Como a maior associação internacional de atrações de operação permanente, a entidade une o setor, conecta pessoas para aprenderem e crescerem juntas e busca promover os mais altos padrões profissionais de excelência e segurança em todo o mundo.

Fundada em 1918, a IAAPA representa operadores líderes da indústria de atrações, empresas fornecedoras, consultores e membros individuais de mais de 100 países. Entre seus associados estão profissionais de parques de diversões, parques temáticos, atrações, parques aquáticos, resorts, centros de entretenimento familiar, zoológicos, aquários, centros de ciência, museus, linhas de cruzeiro, fabricantes e fornecedores.

A sede global da associação e o escritório da América do Norte estão localizados em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. A IAAPA também mantém escritórios em Bruxelas (Bélgica), Hong Kong (China), Xangai (China) e Cidade do México (México), além de representações no Brasil, em Dubai e em Singapura.

Visite iaapa.org ou siga as redes sociais, LinkedIn e Instagram #IAAPA.

 

Beach Park
Beach Park
Divulgação
 




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