PUBLICIDADE

Bienal Pantanal reúne quase 6 mil pessoas em dia de estreia


PUBLICIDADE

05/10/2025 07h28

Bienal Pantanal reúne quase 6 mil pessoas em dia de estreia

Representantes literários do Paraguai, Argentina, Colômbia e de nove estados do País participam do evento.

Por Clayton Neves


 

No dia de estreia, a primeira edição da Bienal Pantanal reuniu quase 6 mil pessoas que passaram pelo Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Durante toda a semana, o evento, que coloca Mato Grosso do Sul no circuito nacional de literatura, será espaço para fortalecimento da cultura local e troca de experiências entre municípios e países vizinhos.
 
 
“O que nos move é a certeza de que a leitura transforma. O Brasil só vai mudar quando houver essa decisão como política de Estado de incentivo à leitura. E aí vamos ter cidadãos livres”, afirmou Pedro Ortale, diretor da Bienal, que destacou o papel social e educativo do evento.
 
 
 
 
Com nove dias de programação, a Bienal Pantanal reúne mais de 50 autores e autoras de Mato Grosso do Sul, além de representantes literários do Paraguai, da Argentina, da Colômbia e de nove estados do país. Ao todo, caravanas de cidades como Terenos, Paraíso das Águas, Maracaju, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã e Bonito participam da programação.
 
Segundo Pedro Ortale, para democratizar o acesso à local, parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com o Paraguai vai traduzir obras de autores paraguaios  para o português, enquanto produções do Estado ganharão versões em espanhol, para fortalecer laços culturais e comerciais. “Vamos aproximar territorialmente e culturalmente esses povos que historicamente são nossos irmãos”, comentou Ortale.
 
Bienal Pantanal reúne quase 6 mil pessoas em dia de estreia
Pessoas de todas as idades estiveram no encontro literário. (Foto: Juliano Almida)
O governador Eduardo Riedel (PSDB) reforçou a importância da Bienal. “Ao valorizar a leitura, o livro e as editoras, valorizamos também a nossa produção artística local. Mato Grosso do Sul é muito rico culturalmente e a Bienal nasceu para crescer e permanecer no calendário cultural do Estado”, pontuou.
 
Além da literatura, o público pode conferir debates, mostras culturais, curtas-metragens e apresentações artísticas.  A Bienal Pantanal segue até o dia 12 com entrada gratuita no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
 
 
Campo Grande News
 
Confira a galeria de imagens:
 
 
 
pessoas-em-dia-de-estreia Bienal Pantanal reúne quase 6 mil pessoas em dia de estreia




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE