- mell280
15/10/2025 13h50
Campanha global que já alcançou 125 milhões de crianças reforça urgência no combate à fome infantil
Nova fase da campanha global ENOUGH (Já Chega), que já alcançou mais de 125 milhões crianças, reforça urgência em combater fome e desigualdade alimentar no Brasil e no mundo
A cada 10 segundos, uma criança morre de fome no mundo. No entanto, a cada 60 segundos, uma criança é alimentada por um dos programas da ONG Visão Mundial ao redor do globo. O contraste, trazido pela organização humanitária que atua há 50 anos no Brasil e 70 anos em nível internacional, marca o lançamento da nova fase da campanha global ENOUGH (Já Chega), liderada pela World Vision International (WVI). O movimento busca mobilizar sociedade e parceiros para enfrentar a fome infantil e a desnutrição em escala global.
“Estamos diante de uma emergência silenciosa. A fome não pode ser naturalizada nem ignorada. Precisamos de ação coletiva e imediata para salvar vidas agora e transformar o futuro de milhões de crianças”, afirma Thiago Crucciti, diretor nacional da Visão Mundial Brasil.
A primeira edição da campanha já auxiliou 125 milhões crianças em situação de insegurança alimentar, mobilizando doadores, voluntários e parceiros em diferentes países. Em 2024, a World Vision anunciou um investimento histórico de US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 16,7 bilhões) para combater a fome em 67 países, alcançando mais de 125 milhões de crianças.
Segundo estudo realizado pela organização em parceria com a Ipsos, intitulado Not Enough: Global Perceptions on Child Hunger and Malnutrition (Insuficiente: Percepções Globais sobre Fome Infantil e Desnutrição), 45% das mortes entre crianças de até 5 anos têm como causa a má nutrição.
No Brasil, apesar de o país ter saído do Mapa da Fome da ONU em 2025, a desigualdade continua alarmante. Levantamento da Visão Mundial de 2023 revelou que 49,8% das crianças afrodescendentes e 37,6% das indígenas enfrentaram insegurança alimentar nos seis meses anteriores à pesquisa. Entre as crianças migrantes, 40% dos pais relataram ter pulado refeições ou recorrido a familiares para garantir alimentação.
“É inaceitável que tantas crianças ainda passem fome. O Brasil deu um passo importante ao sair do Mapa da Fome, mas temos um longo caminho pela frente. Nossa missão é clara: até 2030, queremos garantir nutrição, proteção e oportunidades a milhões de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, complementa Crucciti.
Além da resposta emergencial à fome, a organização também avança com o projeto “Ampliando Vozes”, que percorre estados brasileiros para ouvir crianças e adolescentes sobre seus sonhos, necessidades e prioridades. O objetivo é fortalecer o protagonismo infantil e garantir que políticas e iniciativas sejam moldadas a partir do olhar de quem mais sofre os impactos da desigualdade.
A campanha reforça mensagens como: “Infância plena é infância sem fome” e “O melhor presente para uma criança é estar de barriga cheia”. Para apoiar a causa, acesse o https://visaomundial.
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e comunidades para combater as causas da pobreza e da injustiça. No Brasil desde 1975, atua nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergências, priorizando populações em situação de vulnerabilidade, independentemente de religião, raça ou gênero. Mais informações: www.visaomundial.