16/10/2025 05h53
NAE: projeto pioneiro do clube gaúcho Recreio da Juventude que pode ser estendido às escolas de todo o País
Com metodologia inovadora e multidisciplinar, iniciativa acompanha crianças desde os primeiros movimentos até a prática esportiva estruturada, formando cidadãos e futuros atletas
O Recreio da Juventude, referência esportiva no Rio Grande do Sul, aposta em um projeto inovador que vem revolucionando a formação de crianças e adolescentes: o Núcleo de Aprendizagem e Estimulação (NAE). Localizado no térreo do Recreio LAB, o NAE nasceu para preencher uma lacuna histórica em grande parte das instituições de ensino pelo Brasil, no desenvolvimento motor e cognitivo, acompanhando os alunos desde os primeiros movimentos coordenados até a prática esportiva estruturada.
Com metodologia baseada em referências internacionais da educação física desenvolvimentista, o NAE alia avaliações constantes, atividades lúdicas e integração entre aspectos motores, cognitivos e socioafetivos. O objetivo é preparar meninos e meninas para qualquer prática esportiva, seja amadora ou de alto rendimento, reduzindo a evasão precoce e ampliando as chances de sucesso.
Para o coordenador técnico-pedagógico do projeto, Edelvan Borelli, a proposta rompe paradigmas: “Queremos inverter o funil da iniciação esportiva: em vez de aglomerar crianças a partir dos seis anos, damos condições desde cedo para que elas cheguem preparadas e motivadas para qualquer modalidade.”
Ele também ressalta que o impacto vai além do esporte: “Não adianta a criança dominar só a parte motora. Ela precisa se desenvolver também no aspecto cognitivo e afetivo. É isso que garante sucesso no esporte e na vida.”
Mais que uma iniciativa de clube, o NAE apresenta um modelo que poderia inspirar escolas regulares em todo o país. Sua proposta é formar crianças de maneira integral, desenvolvendo coragem, disciplina, socialização e criatividade: competências essenciais para cidadãos mais preparados e atletas mais completos.
SOBRE O RECREIO DA JUVENTUDE
O Recreio da Juventude é um dos clubes mais tradicionais da Serra Gaúcha e figura entre os 100 maiores do Brasil. Fundado em 1912, soma 113 anos de história que se entrelaçam à de Caxias do Sul, como a realização da 1ª Festa da Uva, em 1931, na antiga sede, evento que deu origem à Festa Nacional da Uva.
Hoje, o clube reúne mais de 20 mil associados e conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores. Seu complexo contempla quatro sedes esportivas: a Sede Juventude, com 24 hectares; a Sede Guarany, com 4 hectares; e a Sede Arena Recreio, com 2,1 hectares.
O RJ preserva tradições que fazem parte da memória da cidade, como os bailes de debutantes, referência social inclusive para famílias de fora do Estado. No esporte, é destaque nacional e internacional: são mais de 900 atletas em atividade, competindo em diversas modalidades, incluindo representantes em campeonatos mundiais e até um medalhista de judô nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.