- mell280
16/10/2025 07h28
Dia Mundial do Pão: 7 curiosidades sobre o queridinho do brasileiro
Quentinho no café da manhã ou no misto quente de lanche da tarde! Não importa como, pão é bom de qualquer jeito, não é mesmo?
Quentinho no café da manhã ou no misto quente de lanche da tarde! Não importa como, o pão é um dos queridinhos da mesa do brasileiro. E não é para menos. Ele é um dos alimentos mais antigos do mundo e por isso ganhou um dia só dele; nesta quarta-feira, 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial do Pão.
Para você entender o porquê o pãozinho é tão especial, separamos uma lista de curiosidades sobre esse alimento essencial no mundo.
Dia do pão?
O Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, foi instituto em 2020 pela União Internacional dos Padeiros e Confeiteiros. A data foi escolhida em homenagem da união, que ocorreu na mesma data em 1950.
O seu objetivo é reconhecer a importância do pão como alimento básico e destacar o trabalho dos profissionais da panificação.
Mais antigo do que se pensa
A estimativa é que o pão tenha cerca de 14,4 mil anos. Isso porque arqueólogos descobriram evidências de pães feitos nessa época no deserto da Jordânia. Migalhas carbonizadas analisadas em laboratório, revelaram uma combinação de cereais e tubérculos moídos, misturados com água para produzir a massa, que foi assada nas cinzas ou sobre uma pedra quente.
Pães de 2.000 anos
Nas escavações que revelaram tragédia de Pompéia, a cidade romana que ficou completamente coberta por detritos vulcânicos, arqueólogos descobriram um forno cheio de pães queimados, mas bem preservados, em uma padaria local.
Eles eram redondos, divididos em oito partes iguais e traziam até a identificação do fabricante!
Pão é remédio?
Os egípcios antigos usavam pão com mofo como remédio para tratar queimaduras infectadas. Eles aproveitavam os efeitos antibióticos dos fungos para curar as feridas.
Em 1928, Alexander Fleming estudou esses efeitos cientificamente, o que levou à descoberta da penicilina, que passou a ser usada como medicamento.
Expansão marítima espalhou o pão
A alimentação dos marinheiros nos navios era composta por carne salgada e “biscoitos” de navio, que eram um tipo de pão chato, duro e muito seco, feito de farinha, água e sal. O exemplo mais antigo foi encontrado em 1784. Assim, o pão se espalhou.
O pão fatiado
Em 1928, Otto Frederick Rohwedder inventou o pão fatiado nos Estados Unidos. Sua criação revolucionou a indústria do pão, tornando-o mais conveniente e prático para os consumidores, ao mesmo tempo em que impulsionou a popularidade do sanduíche. O primeiro do tipo “de forma” entrou no mercado por uma marca famosa, e desde então, o pão fatiado se tornou um padrão na dieta americana.
Pão é energia
O pão é uma fonte de energia, pois é rico em carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo. O nutriente é essencial para a nossa saúde e deve fazer parte de uma dieta adequada.
Em casos de restrições, são recomendadas a redução da sua ingestão e a substituição pelos pães integrais, que proporcionam maior saciedade.