23/10/2025 15h14
Governo de MS reúne secretariado em balanço de metas de 2025 e planejamento de ações para 2026
Para continuidade do trabalho realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, com eficiência e agilidade aos cidadãos, o governador Eduardo Riedel e o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) reuniram secretários e secretários-adjuntos de todas as pastas para alinhar a atuação nos próximos meses.
O encontrou aconteceu na sala de reuniões da Governadoria. "Foi uma reunião de trabalho importante para alinhamento das ações de Governo, e também para balanço das metas apresentadas no início do ano e que precisam de uma análise periódica, especialmente nessa reta final de 2025", explicou Riedel.
A atuação administrativa do Governo do Estado também foi pontuada pelo vice-governador José Carlos Barbosa. "O Governo fez uma opção que é de não aumentar tributos sem reduzir investimentos, não deixando que as dificuldades da parte da frustração de safra ou da questão relacionada ao gás prejudiquem o andamento dos investimentos do Estado".Barbosinha também ressaltou que se não há aumento de tributos e os investimentos do Governo do Estado são mantidos, "pressupõe esforço de todas as pastas no sentido de fazer gestão eficiente dos gastos", concluiu.
Na reunião de trabalho também foi formalizada a saída do chefe da Casa Civil, o secretário Eduardo Rocha, a partir de segunda-feira (27). A pasta será assumida por Walter Carneiro Júnior, que é o atual secretário-adjunto.
"A reunião serviu também para nos despedirmos do secretário Eduardo Rocha, que recebeu os agradecimentos de todos do Governo pelo extraordinário trabalho que realizou ao longo do período. E o Walter Carneiro Filho passa a coordenar a pasta que é muito importante", frisou Barbosinha.
O trabalho de conexão com os municípios, coordenado pela Casa Civil, é um dos destaques da atual gestão, seguindo a diretriz do municipalismo, que vai além do apoio financeiro, mas também administrativo para resolução de questões diversas da gestão pública.
"Eu fiquei muito satisfeito com o trabalho realizado na Casa Civil. Houve uma parceria muito grande. Nós tocamos tranquilos três anos de Governo, com apoio dos deputados estaduais, de toda a bancada e dos 79 prefeitos. Tocamos o MS Ativo 1, MS Ativo 2, ganhamos um prêmio nacional por esses dois programas, sendo o projeto que mais integrou os municípios ao Governo. Então saio satisfeito, com dever cumprido. Acho que fiz o meu papel, minha parte para o Governo", disse Eduardo Rocha.
A condução da pasta, agora sob o comando de Walter Carneiro Filho, seguirá com a atuação voltada ao municipalismo, buscando levar os serviços públicos e a atuação em geral do Estado para mais perto da população, que é nos municípios onde elas estão.
"Vamos continuar esse trabalho de relação com municípios e Assembleia Legislativa, trabalho institucional de fortalecimento na entrega das políticas públicas que o Governo tem. Nós estamos com a pauta do MS Ativo muito focada agora para que esses compromissos possam acontecer", destacou Carneiro Filho, que completa.
"O Eduardo [Rocha] estreitou muito o relacionamento de municípios, prefeitos e vereadores com a Casa Civil, que é uma secretaria política, que procura trazer para perto essas demandas, internalizar dentro do Governo, construir a boa relação com as demais secretarias. Vamos fortalecer esse projeto de governo que a gente tem de cada vez mais se aproximar dos municípios".
Categorias: Gestão