PUBLICIDADE

Para 2026, a trajetória dos sucos se encontra no caminho entre a tradição e a inovação


PUBLICIDADE

24/10/2025 13h13

Para 2026, a trajetória dos sucos se encontra no caminho entre a tradição e a inovação

*Por Ana Paula Forti, Diretora de Processamento da Tetra Pak Brasil



Vitaminas, minerais e fibras em abundância. Proteínas moderadas. Carboidratos, especialmente os integrais, em baixa quantidade e gordura – apenas a boa – em menor ainda. Com o aumento da onda de saudabilidade, muitas vezes é isso que vemos em nossos pratos no lugar dos alimentos: suas funções. Ao lado dos alimentos, as bebidas também têm passado por esse processo de ressignificação em que o consumidor busca encontrar nelas as qualidades para manter uma vida saudável.

 

 

O mundo dos sucos, hoje, vive um momento complexo, sobretudo quando se trata da laranja. Em 2024, por exemplo, problemas climáticos – como seca e altas temperaturas – diminuíram a safra da fruta, impactando o equilíbrio entre oferta e demanda. Com baixo estoque, os preços aumentaram, seja para consumo interno seja para exportação. Assim, gerou-se um cenário de projeções incertas, sobretudo se as condições climáticas continuarem imprevisíveis.

Ainda assim, segundo a Mondor Intelligence, o mercado de sucos projeta uma taxa anual de crescimento (CAGR) de 3,39% entre 2024 e 2030: número que mostra que, apesar do cenário desafiador, o setor ainda caminha rumo à sua recuperação. Parte desse otimismo pode ser explicado pelas novas tendências de consumo e avanços tecnólogicos que dão ao setor a possibilidade de novos ares.

A expansão do segmento de sucos naturais, impulsionado pela busca por produtos mais saudáveis, é um dos fatores positivos que dão suporte a esse crescimento. Para 2026, portanto, podemos pensar em algumas forças capazes de moldarem o mercado de sucos nos próximos anos.

Os consumidores querem, cada vez mais, sucos que tragam, atrelados ao sabor, benefícios adicionais – como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, também se destacam inovações na formulação e no processamento, capazes de ampliar a oferta de bebidas funcionais que atendem essas novas tendências, atreladas à saúde e à sustentabilidade.

Hoje, além de olhar para a saúde do próprio corpo, o consumidor também olha para o cuidado com o planeta. Por isso, a sustentabilidade, que antes era vista como um diferencial, agora é inegociável. É essencial que a indústria esteja atenta aos seus efeitos no meio ambiente e seja capaz de garantir uma cadeia produtiva responsável de ponta a ponta, desde a colheita da matéria prima até o momento de envase.

Dias como os atuais, que passam em ritmo acelerado, pedem soluções fáceis, rápidas e seguras. As tecnologias são essenciais para garantir bebidas de qualidade e que mantenham o melhor que as frutas podem oferecer. Desde o processamento, que pode garantir o frescor e os nutrientes, até as embalagens, que asseguram uma maior vida útil para os sucos, proporcionando uma experiência simples e eficiente: é só abrir e tomar.

Mas, sendo os sucos nossos longos conhecidos, também é importante proporcionar ao consumidor novas experiências. Seja por meio de misturas inusitadas de frutas, o acréscimo de especiarias ou até trazendo alimentos de outros grupos, como os vegetais, podem trazer prazer, surpresa e inovação em cada gole.

Agora, o desafio da indústria, e também a sua oportunidade, está em equilibrar tradição e modernidade: manter a essência natural do suco e, ao mesmo tempo, incorporar ciência e tecnologia para oferecer uma bebida que dialogue com o consumidor de 2026. A missão que dos produtores é responder a essas demandas com inovação e responsabilidade. Isso significa investir em tecnologias que garantam a preservação do valor nutricional, ao mesmo tempo em que ampliam a segurança e a acessibilidade dos produtos.

No fim, tudo se resume em encontrar o equilíbrio. O futuro do suco não está em recriá-lo, mas em valorizar a sua essência natural, que já nos oferece muitos benefícios. Tomar um suco rico em nutrientes, antioxidantes, vitamina C e potássio pode ser uma experiência altamente desejada, mas também pode ser tão simples e deliciosa quanto tomar um suco de laranja feito apenas com laranjas.

*Ana Paula Forti iniciou sua jornada na Tetra Pak em fevereiro de 2010, em Monte Mor (SP), como Gerente de Projetos. Após 12 anos a executiva assumiu o cargo de Diretora de Processamento na Tetra Pak Brasil, que ocupa até hoje. Ana é formada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá e possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).



 

Tendências de sucos
Tendências de sucos
Divulgação


Ana Paula Forti
Ana Paula Forti
Divulgação

 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE