24/10/2025 18h44
Congresso reúne 5 mil participantes e se consolida como maior do municipalismo
Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta
O 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), encerrou sua programação reunindo gestores, servidores públicos e lideranças regionais para discutir temas estratégicos ao fortalecimento das administrações municipais e à modernização dos serviços prestados à população.
O evento, considerado o maior do municipalismo estadual, contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas durante os três dias de programação, incluindo 74 dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul, além de vereadores, secretários e outros servidores públicos.
Jantar com 45 prefeitos expõe influência de Nelsinho nas articulações para 2026
Com orçamento restrito, Estado reforça necessidade de cooperação com municípios
Segundo o presidente da Assomasul, Thalles Thomazelli, o congresso consolidou-se como espaço de integração e aprendizado. “Cada congresso nos pautamos por temas relevantes no momento para os municípios. Ano passado recepcionamos os prefeitos eleitos e ajudamos no momento de transição. Este ano o foco foi o servidor público, também tivemos uma palestra sobre inteligência artificial, que está super em alta”, afirmou.
Presidente da Assomasul, Thalles Thomazelli ao lado da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari (Foto: Divulgação)
Durante a programação, o congresso abordou questões centrais para a gestão municipal, com painéis, debates e palestras voltados à inovação tecnológica, à autonomia financeira e à eficiência administrativa. O último dia destacou transformações da economia nacional com o economista Ricardo Amorim e abordou a importância da Justiça Federativa com a analista técnica da CNM, Flávia Salvador.
Além disso, o evento promoveu debates sobre liderança e protagonismo feminino, reunindo nomes como Hortência Marcari, Janete Aparecida, Sandra Amarilha e Terislene Nery, que compartilharam experiências de gestão, superação e representatividade, inspirando gestores e servidores públicos a adotarem práticas mais inclusivas e inovadoras em suas administrações.
O congresso também trouxe discussões sobre políticas sociais, reforçando o papel estratégico dos municípios no desenvolvimento regional e no fortalecimento da cidadania. A programação incentivou o intercâmbio de experiências entre municípios e a reflexão sobre desafios contemporâneos, como a valorização do servidor público e o uso de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, para aprimorar serviços e processos administrativos.
Ao encerrar o evento, Thalles Thomazelli destacou a importância da integração entre os gestores e do compromisso coletivo com o futuro das cidades. “Encerramos mais uma edição do Congresso com a certeza de que o municipalismo em Mato Grosso do Sul está mais forte do que nunca. Foram dias de aprendizado, integração e troca de experiências que mostram o quanto cada gestor, cada servidor e cada parceiro fazem a diferença”, afirmou.
veja também
16ª edição do Drive-Thru
SES reforça compromisso com sustentabilidade e participa da 16ª edição do Drive-Thru da Reciclagem
Campeonato Brasileiro de Xadrez em Uberlândia



