PUBLICIDADE

10º CNMA encerra edição histórica com 3 mil participantes e se consolida como maior congresso global dedicado às mulheres do agro


PUBLICIDADE

25/10/2025 15h43

10º CNMA encerra edição histórica com 3 mil participantes e se consolida como maior congresso global dedicado às mulheres do agro

assessoria


 

Evento reafirma protagonismo feminino no agronegócio com lançamento de livro sobre os 10 anos do movimento, cinco palcos de conteúdo, com destaque para o papel do agro e da mulher na COP30

 

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), encerrou sua 10ª edição alcançando a marca de 3 mil congressistas de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, além de uma comitiva de 20 mulheres do Paraguai. O número posiciona a edição comemorativa do CNMA como o maior congresso global dedicado às mulheres do agronegócio, reforçando seu compromisso em impulsionar debates estratégicos, fortalecer redes de networking e apresentar inovações que moldam o futuro do agro. 

 

Neste ano, que teve como tema “CNMA 10 + 10 | 2025-2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”, a edição contou com a participação de 55 empresas patrocinadoras, sendo 31 expositoras. De acordo com a organização do evento, o resultado coroa uma década de crescimento contínuo e de ampliação da presença feminina nas decisões do setor. 

Com um novo formato, o CNMA concentrou o conteúdo deste ano em cinco palcos: uma Arena Master e quatro Arenas do Conhecimento, com trilhas temáticas desenvolvidas para direcionar as discussões — Saúde Vegetal, Proteína Animal, Futuro do Agro e Liderança Transformadora. A estrutura permitiu que as participantes circulassem entre diferentes palcos, ampliando aprendizados aplicáveis e oportunidades de networking. 

Um dos destaques da programação foi o painel “TODAS | Conectando Mulheres”, apresentado na Arena Master, representando o movimento iniciado pelo CNMA para incentivar e reunir grupos, núcleos e lideranças femininas do agro, fortalecendo a representatividade no setor. 

Na Arena Master também foram realizadas mesas-redondas com debates aprofundados sobre desafios e oportunidades do agronegócio. Na abertura, o destaque ficou por conta do painel “Brasil, o país que muda o mundo para melhor!”, que reuniu autoridades políticas e lideranças setoriais para discutir perspectivas para a próxima década. 

Após o sucesso de sua primeira edição, a Casa Mulher do Agro retornou com talks sobre moda, autoestima, bem-estar, carreira e gastronomia em um ambiente de conexão, inspiração e experiências exclusivas. 

A celebração dos 10 anos do CNMA também foi marcada pelo lançamento do livro “De Semente a Legado: Os 10 Anos do CNMA”, obra que documenta a evolução do congresso e seu impacto na ampliação da presença feminina no setor. 

“Encerramos esta edição com o sentimento de dever cumprido e a alegria de ver o CNMA alcançar um novo patamar. Acredito firmemente no propósito desse congresso e no impacto que gera. O nível das palestras foi excelente, as trilhas temáticas ajudaram a organizar melhor os conteúdos e o público entendeu com clareza o que encontrar em cada espaço”, destacou a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA desde a primeira edição, Renata Camargo. 

Mulheres do Agro rumo à COP30 

Um dos momentos mais marcantes do segundo dia foi o painel “Mulheres do Agro rumo à COP30”, que reuniu especialistas, lideranças e pesquisadoras para discutir o papel do agronegócio brasileiro nas estratégias de mitigação e adaptação climática. O debate abordou desafios e oportunidades ligados à redução de emissões, uso eficiente dos recursos naturais, transição energética e valorização das práticas sustentáveis já adotadas pelo agro tropical brasileiro. 

As participantes reforçaram que a presença feminina é essencial nas decisões sobre o clima, especialmente pela visão integradora das mulheres em temas que unem produção de alimentos, conservação ambiental e desenvolvimento social. O painel foi marcado por mensagens de compromisso com o protagonismo do agro nas discussões globais que ocorrerão durante a COP30, em Belém (PA), em 2025. 

8º Prêmio Mulheres do Agro 

O evento também foi palco da 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, uma iniciativa da Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que reconheceu dez produtoras rurais de diferentes regiões do país, representando perfis variados de gestão e modelos de negócio. 

As vencedoras vieram de Minas Gerais, Pará, Ceará, São Paulo, Bahia e Paraná, reforçando a diversidade e a força feminina em todas as escalas de produção — da pequena à grande propriedade. A premiação destacou histórias de liderança, inovação e propósito, reafirmando o papel essencial das mulheres na transformação sustentável do agronegócio brasileiro. 

Para conhecer todas as vencedoras, acesse: https://www.mulheresdoagro.com.br/premio-mulheres-do-agro-2025-revela-iniciativas-sustentaveis-no-agronegocio/. 

CNMA 2026 já confirmado e com inscrições abertas 

A próxima edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será nos dias 28 e 29 de outubro de 2026 e terá como tema “Nutrientes para a vida, saúde para o planeta. O agrotropical brasileiro alimentando o mundo inteiro.” 

“Já abrimos a pré-venda exclusiva para o CNMA 2026, com preço promocional especial. É uma oportunidade para quem quer garantir presença nessa jornada que só cresce ano após ano. O futuro do agro é feminino, colaborativo e sustentável, e o CNMA é a prova viva disso”, finaliza Renata. 

Para se inscrever, acesse https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/. 

A cobertura completa dos principais assuntos debatidos no evento está disponível em www.mulheresdoagro.com.br. koreoficial.com.br/



CNMA 2025
VDO Live

CNMA 2025
VDO Live

CNMA 2025
VDO Live
assessoria




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE