- mell280
25/10/2025 18h30
De Heus reforça a presença no mercado avícola das regiões Norte e Nordeste
Companhia investe em expansão estratégica com o novo Gerente Comercial de Aves e múltiplas frentes de atuação para fortalecer a avicultura local
A De Heus, multinacional holandesa de Nutrição Animal, está ampliando e fortalecendo a sua presença nas regiões Norte e Nordeste do país com uma estratégia voltada à expansão da avicultura regional. A companhia tem como foco aprimorar o desempenho técnico e os resultados produtivos e econômicos dos produtores, apoiar a qualificação da mão de obra e ampliar as parcerias com produtores e integradoras locais, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o crescimento do setor.
Para liderar essa frente, a empresa anuncia Marco Túlio Cabral como o novo Gerente Comercial de Aves nas regiões Norte e Nordeste. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, o profissional reúne mais de duas décadas de experiência no setor comercial, com passagens por empresas de referência, ocupando posições de liderança e conduzindo o desenvolvimento de estratégias de vendas. Agora, ele chega à De Heus com a responsabilidade de gerir o planejamento e a gestão dos processos comerciais, além de reforçar o posicionamento técnico e comercial dos produtos voltados para o segmento de Aves em sua área de atuação.
“Assumir a gestão de regiões tão estratégicas, como o Norte e o Nordeste do Brasil, onde o crescimento da avicultura tem sido pulsante, é um grande desafio. Mas estou confiante de que, com uma equipe altamente capacitada, conseguiremos fortalecer as relações com nossos clientes, buscar novas oportunidades e garantir o acesso a soluções nutricionais de ponta. Com isso, levaremos o know-how e a tecnologia da De Heus para o campo, oferecendo o que há de melhor em nutrição animal para o setor no mercado brasileiro”, destaca o novo gerente.
Principais oportunidades e desafios
De acordo com Marco Túlio (à direita na foto), o Norte e o Nordeste vivem um momento de transformação e expansão no setor avícola, impulsionado pelo aumento do consumo, pela instalação de novos grupos produtivos e pelas condições ambientais favoráveis. “A chegada de empresas do Sul e do Sudeste para atuar na produção de proteínas (como ovos, frangos, entre outros) vem abrindo novas oportunidades e criando um cenário mais competitivo e estruturado. Além disso, a expansão da produção de grãos na região Norte, junto ao Oeste Baiano, já bem desenvolvido nesse setor, somada à facilidade logística dos portos, amplia o potencial da região para atender tanto o mercado interno quanto o externo, incluindo novos grupos voltados à exportação de ovos”, explica o profissional.
Ele destaca que o objetivo da companhia é consolidar uma “identidade De Heus” no Norte e no Nordeste, baseada na transparência das informações técnicas e comerciais, bem como na ampliação do suporte aos produtores locais. “Nossa meta é oferecer, até 2026, um portfólio completo de produtos, serviços e soluções que melhorem a rentabilidade e a eficiência produtiva de pequenos, médios e grandes produtores”, reforça Marco Túlio.
Entre os principais desafios mapeados pela empresa está a necessidade de qualificação da mão de obra, especialmente diante do avanço da automação nas granjas e abatedouros. “Hoje, lotes que antes tinham 20 mil ou 30 mil aves chegam a 100 mil, o que exige manejo mais técnico e maior cuidado com vacinação e bem-estar animal. Por isso, nosso objetivo é apoiar os produtores nesse processo, oferecendo capacitação contínua e soluções ajustadas à realidade de cada operação”, destaca o gestor comercial.
Outro foco estratégico da De Heus será fortalecer e expandir as suas parcerias com fábricas de ração locais, reforçando a tradição da companhia de atuar de forma colaborativa com o setor desde sua origem, além de adotar práticas mais sustentáveis. “A empresa pretende fortalecer essas relações, desenvolvendo soluções personalizadas e adaptadas às características e culturas de cada região. Outro pilar estratégico será o compromisso com o uso racional da água e a disseminação de práticas que garantam o equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental. A companhia quer contribuir com manejos mais eficientes, adequados às condições regionais”, acrescenta Marco Túlio.
Para David Toledo, Gerente de Negócios Aves da De Heus (à esquerda na foto), o momento é de crescimento no mercado regional. “As regiões Norte e Nordeste apresentam um potencial enorme dentro da avicultura brasileira, pois é um mercado em ritmo acelerado de desenvolvimento e profissionalização. A De Heus, que já é reconhecida pela qualidade e pelos resultados que entrega, só tem a ganhar com a chegada do Marco Túlio ao time, que veio para somar forças com o foco e a energia que toda a regional merece”, finaliza.
SOBRE A DE HEUS
Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 100 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há mais de 12 anos, possui seis unidades fabris: duas em Rio Claro (SP), Apucarana (PR), Toledo (PR), Guararapes (SP) e Itaberaí (GO); uma unidade administrativa em Campinas (SP) e um centro de distribuição, em Bezerros (PE).



