- mell280
04/11/2025 09h02
Deu ruim na viagem? Veja o que dá para resolver na palma da mão
FlixBus mostra como a tecnologia pode resolver perrengues em viagens de ônibus
Quem nunca passou por um perrengue durante uma viagem, não é mesmo? Depois de semanas planejando tudo com cuidado, basta um imprevisto para o sonho virar dor de cabeça. A boa notícia é que, hoje, muita coisa já pode ser resolvida direto do celular — de forma rápida, simples e sem filas.
A FlixBus vem mostrando que viajar de ônibus pode ser fácil, acessível e sem complicação. Presente em mais de 40 países, a plataforma conecta passageiros a empresas rodoviárias 100% regulares e autorizadas pela ANTT, oferecendo uma experiência digital completa, da compra ao embarque.
Com tudo feito pelo app, o passageiro ganha autonomia para lidar até com os imprevistos da estrada, como atrasos, remarcações ou dificuldade de localizar o ponto de embarque. Quer ver como isso funciona na prática?
Confira a seguir algumas situações comuns e o que você pode fazer para seguir viagem sem dor de cabeça:
“Não estou achando onde embarcar”
Na correria das grandes rodoviárias, encontrar a plataforma certa pode ser um verdadeiro desafio — especialmente quando o tempo está apertado. Só na Rodoviária do Tietê, a maior da América Latina, são mais de 70 plataformas e dezenas de empresas operando ao mesmo tempo. Como o local de embarque varia conforme o destino e a operadora, não é raro ver passageiros andando de um lado para o outro, tentando achar seu ônibus.
Mesmo com a informação de embarque destacada no bilhete digital, a FlixBus foi além e criou uma solução prática para facilitar esse momento. Nos terminais rodoviários de Brasília (DF) e o do Tietê (SP), o passageiro conta com um mapa digital interativo no app da FlixBus. A ferramenta usa a localização do usuário para mostrar, passo a passo, sobre como chegar até sua plataforma de embarque. É mais tranquilidade na palma da mão — e uma chance a menos de perder a viagem. Disponível em português e inglês.
“Perdi o ônibus, e agora?”
Muitos viajantes podem se confundir com o horário de partida do seu transporte, causando uma enorme dor de cabeça. No caso do avião, na maioria das vezes, a passagem é perdida e algumas companhias permitem reacomodação mediante o pagamento de taxas. No ônibus, ainda há muitas viações e mesmo alguns aplicativos que requerem que o passageiro vá até a rodoviária regularizar a situação.
A experiência de compra e gerenciamento do bilhete pelo aplicativo ou site da FlixBus dá ao passageiro o poder de resolver tudo remotamente. Em caso de perda do horário de embarque, o passageiro consegue remarcar o trecho com facilidade pelo chat da plataforma, pagando apenas a diferença de preço, caso haja, para o novo horário. A remarcação do bilhete também pode ser feita em até 1 ano após a compra — uma opção ideal para quem precisa de flexibilidade. Todo esse processo pode ser feito na palma da mão do consumidor, diretamente pelos canais de atendimento digitais, sem nem precisar sair de casa.
Atrasou? Sem estresse!
Poucos cenários são tão frustrantes quanto esperar horas no saguão. E a ansiedade para chegar ao destino, onde fica? Em viagens de ônibus, plataformas como a FlixBus oferecem atualizações por SMS e notificações via app. O passageiro também pode rastrear o trajeto do veículo em tempo real, acompanhar e até mesmo compartilhar com amigos a estimativa de chegada.
No caso do avião, a espera é bem mais longa, com o passageiro parado no aeroporto por algumas horas, aguardando que a companhia aérea reorganize o voo e os demais passageiros, com alguma assistência que deve ser solicitada no guichê da companhia, caso o aplicativo da cia aérea não atualize as mudanças.
“E se o primeiro trecho atrasa e eu perco o segundo?”
É possível que uma viagem tenha uma conexão, ou seja, uma parada adicional antes de chegar ao destino final – e seja impactada por um atraso do primeiro trajeto. No avião, o processo é mais burocrático, mas no ônibus, se a passagem for reservada por plataformas digitais, o passageiro é realocado automaticamente na próxima conexão disponível, sem custos adicionais. Ainda assim, se forem necessárias outras medidas para auxílio, o viajante é notificado via SMS ou e-mail, bastando apenas informar seus dados de contato na compra do bilhete.
“Cadê a minha mala?”
Não é preciso dizer que as chances de extravio de bagagem no ônibus são mínimas, principalmente quando comparadas às do avião - mas pode acontecer. Na verdade, esses extravios são causados, geralmente, por engano de outro passageiro ou esquecimento de pertences.
A maioria das operadoras mantém contato direto com os motoristas e pontos de parada, o que costuma acelerar a localização da bagagem. Se necessário, o atendimento também pode ser feito por telefone – e os números ficam disponíveis no site da FlixBus.
“Errei na hora de comprar: tem como mudar?”
Preencher uma informação errada na hora de fazer a reserva é algo comum. As plataformas digitais permitem que o próprio viajante altere dados da sua reserva até 1h depois da compra da passagem, gratuitamente.
Mas se for para alterar um destino, por exemplo, a passagem precisará ser modificada em até 3h antes da viagem. Dependendo do tempo de antecedência que em que a reserva foi cancelada, o usuário terá direito ao reembolso parcial ou total em forma de voucher para nova reserva ou restituição do pagamento.
A tecnologia tem tornado as viagens mais tranquilas, e boa parte dos perrengues pode ser resolvida com poucos toques no celular, sem a necessidade de ir até o guichê. Isso traz ao viajante total autonomia para lidar com imprevistos, tornando o ônibus o transporte ideal para viajantes mais práticos.
Sobre a FlixBus
Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 14 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a sete viações parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodoviárias por todo o país. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br
Sobre a Flix
A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde o seu lançamento em 2013, a Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de tecnologia inovadora, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.
Guiada pelo crescente interesse em viagens sustentáveis, a Flix estabeleceu uma meta ambiciosa de tornar suas operações Net Zero na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são conduzidas por parceiros confiáveis da Flix. A combinação inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.



