Representante do rei Charles III na COP30, o príncipe William começou o seu último dia no Rio de Janeiro com uma visita ao Cristo Redentor, onde conversou com os 15 finalistas do Prêmio Earthshot. A cerimônia de entrega do prêmio, fundado pelo próprio herdeiro do trono britânico, acontecerá na noite desta quarta-feira no Museu do Amanhã.
O principe chegou por volta de 8h30 acompanhado do prefeito Eduardo Paes, que mostrou a vista do ponto turístico. Ao subir ao Cristo, o futuro monarca cumprimentou a primeira-dama e o vice-prefeito Cavalieri, que estava acompanhado da mulher e da filha bebê do casal. Vestindo um blazer azul e sem gravata, William foi apresentado em seguida ao cardeal Dom Orani Tempesta e entrou na capela do Cristo Redentor, também acompanhado do padre Omar Raposo, sacerdote do Santuário.
William começou a sua estadia no Rio de Janeiro na segunda-feira, quando recebeu as chaves da cidade do prefeito Eduardo Paes no Pão de Açúcar. Ele também esteve no Maracanã e jogou vôlei na praia de Copacabana. Na terça-feira, ele visitou a ilha de Paquetá e um manguezal em Guapimirim.
Os finalistas do Earthshot participam de um programa de um ano, onde contam com mentoria e conseguem visibilidade internacional para seus projetos que visam propor soluções para os desafios das mudanças climáticas.