- mell280
06/11/2025 06h28
Global CSA Conference começa com apelo a investimento em segurança alimentar e climática
Representantes da Fundação Gates e do Banco Mundial defendem colocar na prática a agricultura climaticamente inteligente
A necessidade de financiamento público e privado para uma agricultura sustentável e capaz de alimentar todo o mundo norteou os discursos do primeiro dia da Global CSA Conference, evento preparatório para a COP30 organizado pela Clim-Eat, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza dos Países Baixos e pela Universidade de Brasília (UnB).
A diretora de Sistemas Adaptativos e Equitativos de Alimentação da Fundação Gates, Ana María Loboguerrero, considera que é a hora de transformar em realidade o conceito de agricultura climaticamente inteligente. Segundo ela, isso deve ser feito apesar da hesitação no multilateralismo, da diminuição do financiamento e das más perspectivas para o clima.
“Menos de 1% da população mundial está em um espaço seguro e justo, ou seja, em que os direitos humanos e as necessidades alimentares seguem os limites planetários”, disse, defendendo uma adaptação às mudanças climáticas múltiplas, justa e lucrativa. “A resiliência no investimento não é caridade. É dar apoio para pessoas que estão se alimentando.”
Reforçar a resiliência da produção, com práticas que elevem a produtividade, diminuam as emissões e considerem os desafios do clima, é a tese de Chris Carson, especialista sênior do Banco Mundial. Ele sugere mudar a natureza dos subsídios estatais aos agricultores e pecuaristas para mitigar os efeitos climáticos e respaldar a transição produtiva.
“Estamos em um círculo vicioso das mudanças climáticas no sistema agroalimentar. A adaptação sozinha não é suficiente para produzir comida. É preciso reduzir o impacto ao meio ambiente, incentivar dietas mais saudáveis e criar empregos”, afirmou, completando que o Banco Mundial planeja elevar para US$ 9 bilhões o financiamento do setor em 2030.
Os representantes da Fundação Gates e do Banco Mundial participaram também dos debates temáticos do evento. Neles, são discutidos seis temas principais: nutrição vegetal e saúde do solo, culturas de última geração, pecuária sustentável, sinergias com os limites planetários, políticas e instituições e finanças e negócios.
Na sessão de culturas de última geração, a Fundação Novo Nordisk anunciou um fundo de USD 2 milhões para financiar a pesquisa de variedades de trigo de inverno nos EUA para reduzir as emissões de nitrogênio nos cultivos. A intenção é buscar resultados que ajudem a produção do cereal em outras culturas, como as de primavera desenvolvidas no Brasil.
Antes, o grupo discutiu novas tecnologias que aperfeiçoam diferentes cultivos e diminuem o seu impacto ambiental. Dentre as propostas, estão o uso de inteligência artificial para reengenharia genética e mudanças nas plantas para, por exemplo, reduzir emissões de nitrogênio e elevar o volume de nutrientes.
A Global CSA Conference continua na FACE-UnB até sexta-feira. O ponto alto do evento é a declaração final, a ser enviada pela Clim-Eat e parceiros para os encontros da COP 30 sobre agricultura, alimentação e combate à fome, nos dias 19 e 20 de novembro.
Sobre Agricultura Climaticamente Inteligente
Criada como conceito em 2010, a prática visa aumentar a produtividade agrícola, reduzir as emissões e fortalecer a resiliência dos sistemas de produção no contexto das alterações climáticas. Um exemplo é o que se chama no Brasil de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, apoiadas por políticas públicas como o Plano ABC+.
Sobre a Clim-Eat
A Clim-Eat é um think tank e um grupo de ação que trabalha para acelerar a transformação dos sistemas alimentares em resposta às mudanças climáticas. Ao sintetizar evidências, promover a colaboração e catalisar a inovação, a Clim-Eat une ciência, política e prática para gerar um impacto mensurável para as pessoas e o planeta. Saiba mais em www.clim-eat.org ou www.globalcsaconference.com.koreoficial.com.br/
![]() |



