PUBLICIDADE

Maracaju avança nas tratativas para instalação de Porto Seco.


PUBLICIDADE

10/11/2025 16h19

Maracaju avança nas tratativas para instalação de Porto Seco.

Assessoria


Receita Federal e Prefeitura discutem viabilidade técnica e logística do projeto, que pode impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a Rota Bioceânica.

A Prefeitura de Maracaju recebeu o Superintendente Adjunto da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, Erivelto Moysés Torrico Alencar,  que esteve no município para uma explanação técnica sobre o funcionamento e os requisitos para implantação de um Porto Seco. A reunião faz parte de um estudo detalhado sobre a viabilidade econômica e estratégica de instalar essa importante infraestrutura logística em Maracaju.  

Durante o encontro, foram discutidos os benefícios do projeto para o desenvolvimento econômico local e regional, considerando a posição estratégica do município, que se destaca como maior produtor de soja do Estado de Mato Grosso do Sul e por estar localizado em um entroncamento logístico essencial da Rota Bioceânica.

Para Maracaju ter um porto seco trará vantagens econômicas e logísticas significativas, como a redução de custos com transporte e burocracia, e o estímulo à economia local através do fomento ao comércio exterior. A agilidade proporcionada pelo porto seco facilita a exportação e importação de mercadorias, torna as empresas mais competitivas e pode desenvolver a infraestrutura e o potencial econômico de regiões interiores. Estamos dialogando para trazer esse benefício para Maracaju, focando nas nossas características como maior produtor de grãos do MS e também estar localizada em ponto estratégico da Rota Bioceânica.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O Porto Seco, também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI), tem como objetivo facilitar o comércio exterior, promover a integração logística regional e atrair novos investimentos, fortalecendo o papel de Maracaju como polo de desenvolvimento e conexão entre os mercados brasileiro e sul-americano.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, acompanha o processo técnico junto à Receita Federal, representando o município e articulando os próximos passos para o avanço do estudo de implantação.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Maracaju reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável, a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia local, alinhada à visão de futuro que coloca o município como referência no cenário logístico e produtivo do Mato Grosso do Sul.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE