- mell280
11/11/2025 15h13
Rota Sustentável COP 30 registra redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa com Be8 BeVant em motores Mercedes-Benz Euro 6
- Segundo cálculos preliminares obtidos na caravana “Rota Sustentável COP30”, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, com os resultados auditados pelo Instituto Mauá de Tecnologia
- Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do biocombustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2equivalente
- Mercedes-Benz do Brasil e Be8, produtora de biodiesel, iniciaram a caravana no dia 20 de outubro, percorrendo mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras a fim de avaliar as vantagens do uso do biocombustível 100% em motores Euro 6, culminando agora em Belém do Pará, sede da COP30
- O objetivo é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores BlueTec 6 Euro 6 que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®
COP 30, novembro de 2025 - A Be8, produtora de biodiesel, e a Mercedes-Benz do Brasil coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.
O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®.
De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro 6 dentro do conceito do “tanque à roda”.
Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2eq da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.
Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2equivalente.
“É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas emissões de CO2equivalente só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2equivalente se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.
“Essa ação de avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas e de passageiros“, diz Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.
“Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
“Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são infinitamente menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil”, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Além dos 4 mil quilômetros da rodagem comparativa, a parceria da Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com Be8 BeVant® no estande da Be8 na Green Zone, área de atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento, de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades, especialistas, visitantes e mídia internacional.
Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2eq
Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.
Os cálculos comparativos de emissões de CO2eq foram suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.
A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.
“A participação do Instituto Mauá de Tecnologia na Rota Sustentável da COP 30 mostra a importância da aplicação prática de nossa expertise em ensaios veiculares e avaliação de combustíveis. A Mauá assegura a credibilidade dos resultados, adotando uma metodologia baseada em medições comparativas em condições reais de uso. Iniciativas como esta reforçam a relevância da pesquisa aplicada para orientar políticas públicas e decisões estratégicas voltadas à eficiência energética e à inovação tecnológica no setor de transportes”, comentou o professor Renato Romio.
Rota Sustentável COP 30
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP30”. O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e em Brasília (DF) no dia 30, o destino final foi o Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos por estradas brasileiras.
Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.
Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant e o outro com o diesel B15 comercial.
O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant e diesel B15 comercial.
Sobre o Be8 BeVant®
O Be8 BeVant® é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.
O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.
É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
Presente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG).


