11/11/2025 15h15
Proteção aos defensores indígenas e caminhos para a justiça
Coletiva de imprensa ocorrerá na área D da Sala de Coletivas de Imprensa 2, na Zona Azul
Em 2014, quatro líderes Ashéninka da Comunidade Nativa Alto Tamaya Saweto, no Peru, foram torturados e assassinados perto da fronteira com o Brasil. Eles haviam passado mais de cinco anos denunciando a extração ilegal de madeira e exigindo a titulação formal de sua comunidade.
Após 11 anos e um longo processo judicial, o sistema de justiça peruano condenou os responsáveis. No entanto, eles permanecem em liberdade.
Este evento busca destacar a luta por justiça no caso do assassinato dos líderes Ashéninka da Comunidade Nativa Alto Tamaya – Saweto, além de exigir garantias efetivas para a proteção dos defensores indígenas que enfrentam ameaças por defenderem seus territórios. O espaço reunirá representantes da AIDESEP e das organizações regionais amazônicas para apresentar ações de incidência jurídica, política e comunicacional voltadas a pôr fim à impunidade e fortalecer os mecanismos de proteção integral daqueles que defendem a vida, as florestas e a Amazônia.
Palestrantes: Miguel Guimaraes Vásquez, vice-presidente da ORAU (Shipibo); Jamer López Agustín, presidente da ORAU (Shipibo); Marisol García, presidenta da CODEPISAM (Kichwa).
Moderador: Kim Chaix (RFUS).
Serviço: COLETIVA DE IMPRENSA
DATA: Quarta-feira, 12 de novembro
HORÁRIO: 14h00 – 14h30
LOCAL: ÁREA D – SALA DE COLETIVAS DE IMPRENSA 2




