- mell280
17/11/2025 14h23
Orquestração ainda é desafio para a IA integrada nas empresas
Para a UiPath, o segredo é aplicar o equilíbrio certo entre a autonomia do agente de IA e a supervisão. Adesão a plataformas abertas e interoperáveis é o melhor caminho.
Segundo o relatório Mapa da GenAI no Brasil, produzido pelo TEC Institute em parceria com a MIT Technology Review Brasil, apenas 7,9% das empresas nacionais têm a IA totalmente integrada em seus processos, enquanto quase 30% ainda não iniciaram iniciativas nessa direção. O dado dialoga com as informações do documento The GenAIDivide: State of AI in Business 2025, do MIT, segundo o qual apenas 5% dos experimentos-piloto de IA integrada estão, de fato, gerando valor financeiro às organizações. “Os relatórios mostram que a dificuldade central está na integração da IA aos processos internos e no alinhamento estratégico para transformar a IA em um colaborador efetivo dentro do negócio”, comenta Edgar Garcia, Vice-Presidente da UiPath para a América Latina.
Essa análise converge opiniões de clientes da UiPath ao redor do mundo. Em recentes reuniões do seu Conselho Consultivo de Clientes (CAB), com a presença de executivos de organizações inovadoras de diferentes segmentos, a UiPath atesta que, após anos automatizando tarefas isoladas, as organizações agora estão focadas na transformação de processos de ponta a ponta — unificando processos estruturados e não estruturados e vinculando resultados ao valor comercial tangível. Os clientes UiPath têm priorizado plataformas que se adaptam aos seus fluxos de trabalho, orquestrando agentes de IA, robôs e pessoas em tempo real, roteando tarefas conforme as condições evoluem dentro da empresa e no setor do negócio. “Eles buscam automações que recombinem sistemas, ferramentas, modelos e equipes para lidar com processos que exigem raciocínio, ações baseadas em regras e validações com intervenção humana”, diz Garcia.
Seja aprimorando automações existentes ou criando novas, a prioridade compartilhada é conectar a automação a resultados reais. “As empresas estão buscando ferramentas de baixo código para permitir que colaboradores de toda a organização criem e escalem a automação, independentemente de sua experiência técnica. Isso é fundamental”, completa. No Brasil, também há dificuldades na integração da IA com sistemas legados, o que compromete a implantação em larga escala.
Na percepção da UiPath, que atende mais de 10 mil empresas em diferentes países, entre eles o Brasil, o caminho para o valor comercial tangível é capacitar mão de obra e transformar processos de ponta a ponta.. “Para isso é necessário haver ferramentas abertas e interoperáveis, que se adaptem aos fluxos de trabalho existentes e consolidados na empresa. Recorrer a sistemas que exijam a adaptação de processos do negócio à tecnologia engessa o trabalho e acaba sendo contraproducente”, explica Edgar.
Portanto, a adesão a plataformas de raciocínio e governança transparentes, com controles de acesso granulares e ciclos contínuos de feedback tem sido estratégica para a automação integrada. “O segredo é usar sistemas que permitam aplicar o equilíbrio certo entre a autonomia do agente de IA e a supervisão — o que chamamos de agência controlada na Plataforma UiPath™. Essa abordagem oferece a precisão, a confiabilidade e a segurança corporativa que os processos de missão crítica exigem”, afirma Edgar.
Para a UiPath, o melhor modelo é o de parceria com o fornecedor, em projetos de cocriação, e não o estabelecimento de contratos de dependência. “Essa relação impacta diretamente o sucesso da empresa no objetivo de transformar a IA em uma ferramenta de valor real e de vantagem competitiva”, completa.
Sobre a UiPath
A UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA) com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Para mais informações, acesse www.uipath.com.



