PUBLICIDADE

Equiplex aposta em genéricos e amplia investimentos em P&D


PUBLICIDADE
  • mell280

21/11/2025 11h16

Equiplex aposta em genéricos e amplia investimentos em P&D

assessoria


Com aporte inicial de R$ 5 milhões em novo laboratório, novas tecnologias e equipe quadruplicada, indústria farmacêutica goiana vai ampliar fronteiras de atuação

A Equiplex Indústria Farmacêutica vive um marco histórico em sua trajetória. Após quatro décadas de atuação consolidada no segmento hospitalar, a empresa inicia uma nova fase de expansão ao investir fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para ingressar no mercado de medicamentos genéricos e similares. A iniciativa marca uma expansão estratégica da indústria, que passa a diversificar seu portfólio e ampliar sua presença no setor farmacêutico nacional.

O marco dessa virada foi a inauguração, em setembro do ano passado, do primeiro laboratório de P&D da empresa, em sua sede no município de Aparecida de Goiânia (GO), resultado de um investimento inicial de cerca de R$ 5 milhões. O espaço foi equipado com tecnologias de última geração e reúne hoje uma equipe multidisciplinar de 17 profissionais, entre farmacêuticos, químicos e pesquisadores com doutorado e pós-doutorado.

A estrutura permite que a Equiplex avance em projetos próprios de inovação incremental e desenvolvimento, antes restritos a produtos específicos, como soluções parenterais, entre outros medicamentos hospitalares básicos.

“Estamos vivendo um divisor de águas. A Equiplex passou 40 anos atuando com excelência em medicamentos específicos, como soluções de glicose e cloreto de sódio. Agora, a indústria abre um novo capítulo ao investir em inovação e na ampliação do seu portfólio com genéricos e similares”, afirma Rayssa Lorrane Garcia Silva, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia.

Desde a implantação do laboratório, a empresa vem conduzindo projetos voltados a antibióticos, antifúngicos, antieméticos e anti-inflamatórios, todos dentro da estratégia de ampliação do portfólio hospitalar e aumento da competitividade no mercado nacional. “Estamos ampliando nossas expertises para atender o mercado em mais frentes”, resume a gestora, destacando que os primeiros lançamentos resultantes desse novo ciclo devem chegar ao mercado em 2027.

O avanço foi acompanhado de investimentos pesados em equipamentos analíticos de última geração, como os HPLCs Infinity 3, importados dos Estados Unidos, e ampliação das salas de estabilidade, que reforçam a capacidade de estudo e análise dos produtos. “Essas aquisições elevam o padrão tecnológico do nosso laboratório e nos permitem atender às exigências mais rigorosas da Anvisa”, ressalta Raíssa.

 

Novo patamar

A expansão física e tecnológica do P&D reflete a visão da direção da empresa de posicionar a Equiplex em um novo patamar de competitividade. Para 2026, já está prevista a duplicação da capacidade de desenvolvimento, tanto em estrutura física quanto em equipamentos e projetos. “Em menos de dois anos, o laboratório entregue em 2024 já se mostrou pequeno diante da demanda. Vamos dobrar nossa estrutura para absorver novos projetos e moléculas mais complexas”, antecipa a gerente.

Os resultados começam a se consolidar. A Equiplex já conduz projetos com medicamentos genéricos, similares e importados, alguns deles produzidos com marca própria e outros sob demanda para a distribuidora do grupo, a Hospdrogas. As matérias-primas são adquiridas em países como China, Índia, Estados Unidos e nações europeias, garantindo competitividade global.

Nesta nova fase, a gestão de P&D reforça a sua atuação com uma metodologia de análise mercadológica avançada, baseada em estudos de volume e faturamento, o chamado funil de desenvolvimento. “Definimos nossas frentes de pesquisa com base em dados concretos de mercado, identificando produtos de maior viabilidade técnica e comercial”, explica Rayssa.

Desafios

Entre os principais desafios do setor, a executiva cita a morosidade dos registros na Anvisa, que podem levar até quatro anos para aprovação, e o alto custo dos estudos de estabilidade, extraíveis e lixiviáveis, especialmente relevantes na indústria de soluções parenterais. “São análises complexas e caras, mas fundamentais para garantir a segurança dos produtos e a confiabilidade dos resultados”, afirma.

Outro diferencial da Equiplex está na valorização do capital humano. A empresa, certificada como GPTW (Great Place to Work), investe em um ambiente de trabalho saudável, flexível e inovador para reter talentos. “Quem trabalha com P&D é movido por desafios diários. Quanto mais projetos temos, mais nossos profissionais se engajam”, diz Rayssa.

Completando 40 anos de história no próximo ano e com ampliações dedicadas à inovação, a Equiplex reforça sua identidade como indústria farmacêutica sólida, comprometida com o avanço científico e com o propósito de salvar vidas. “Nosso objetivo é ampliar o portfólio, aumentar a capacidade produtiva e continuar entregando valor à sociedade por meio da pesquisa e do desenvolvimento de medicamentos seguros, eficazes e acessíveis”, conclui.

 

Rayssa Lorrane Garcia Silva, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Centro de Distribuição da Equiplex em Aparecida de Goiânia