04/12/2025 05h04
Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa disbiose em aves
Graziele Oliveira
Especialista da MCassab Nutrição e Saúde Animal alerta para impacto da praga em ganho de peso, conversão alimentar e biosseguridade dos lotes
O cascudinho (Alphitobius diaperinus), um pequeno besouro frequentemente encontrado em aviários, é reconhecido como uma das principais pragas da avicultura. Ele se multiplica de forma rápida e encontra nas granjas um ambiente ideal, excesso de umidade, calor e alimentos disponíveis. “O problema vai muito além do incômodo. O inseto pode carregar doenças, dificultar o manejo sanitário e comprometer a produtividade”, destaca Gabriela Romanzini, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Quando as aves ingerem esses besouros, podem sofrer irritações no intestino. Com isso, absorvem menos nutrientes e apresentam queda de desempenho e perda de peso. “Em situações mais graves, os insetos aparecem no papo ou no trato digestivo no momento do abate, o que pode levar à condenação de carcaças, com evidentes prejuízos comerciais. O dano também é estrutural. Os cascudinhos furam lonas, isolantes e outros materiais do galpão, aumentando custos de manutenção e comprometendo a qualidade térmica do ambiente”, explica a especialista.
A infestação também afeta o bem-estar das aves. Picadas e irritação causam estresse, deixando-as mais agitadas e consumindo mais energia. “Controlar essa praga não é simples. O cascudinho se esconde em frestas, camadas profundas da cama e migram entre aviários, o que compromete a eficiência das medidas de controle. Em muitos casos, o uso repetido dos mesmos produtos químicos leva ao desenvolvimento de resistência, tornando o controle cada vez mais difícil”, comenta Gabriela.
Pensando nesse problema, a MCassab desenvolveu BioPAC CID Defense, solução biotecnológica 100% natural, segura para as aves e para quem aplica. A base de metilxantina, o produto age diretamente no sistema nervoso das larvas e dos besouros adultos, levando à morte rápida sem criar resistência. Ele pode ser aplicado com as aves no galpão, não gera alergia nos aplicadores e não deixa resíduos químicos em carne e ovos.
“Essa solução natural representa um avanço importante no controle do cascudinho, porque une eficácia, sustentabilidade e proteção para o sistema produtivo”, afirma a coordenadora de produtos da MCassab.
Sobre a MCassab
O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, fundada em 1928, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Mais informações: www.mcassab.com.br.



