PUBLICIDADE

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom desempenho dos bezerros


PUBLICIDADE
  • mell280

15/12/2025 11h54

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom desempenho dos bezerros

Irvin Dias


O momento que marca a separação do bezerro da vaca é crítico e envolve fatores que intensificam a queda da imunidade do animal, facilitando a infecção por vermes que impactam sua saúde e o ganho de peso. “Esse parasita costuma estar presente no pasto. Por isso, o pecuarista deve vermifugar o animal antes de oferecer a forragem como alimento”, orienta o médico veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

A vermifugação tem ação dupla e benéfica: não somente para os bezerros, mas para todo o rebanho, já que também atua no controle da contaminação ambiental da propriedade. Além do acesso à forragem infestada, outros fatores também aumentam a probabilidade de infecção por vermes. São os casos da queda de imunidade por estresse (consequência da separação da mãe), contenção indevida do animal e mudança repentina de ambiente.

“O manejo deve ser feito com respeito ao bezerro para não causar pânico, pois uma cria com baixa imunidade estará mais propensa a sofrer infecções de todo tipo e, em casos de animais já parasitados, isso colabora com a ação danosa do nematoide”, explica Pivoto. O resultado combinado desse cenário é a perda de apetite, diarreia e atraso no crescimento, causando extremo prejuízo produtivo.

Estudo a campo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) evidenciou a importância da vermifugação em bezerros no pós desmame em termos de ganho de peso. Animais que receberam vermífugo pesaram 25,4 kg a mais em comparação aos não tratados após 129 dias, quase duas arrobas a mais e ganho financeiro significativo. Esse resultado deve-se ao melhor aproveitamento da dieta, já que o organismo não precisa competir por nutrientes com o endoparasita.

Felipe Pivoto destaca que, “primeiro, é importante descobrir qual espécie de verme impacta a propriedade para então determinar o melhor protocolo para controlar as infestações, evitando prejuízo financeiro por mal uso de medicamento”.

Para combater com eficácia os nematóides, Bullmax® Premium, da Vetoquinol Saúde Animal, está entre as principais tecnologias disponíveis no mercado. O produto é formulado com fluazuron a 10% e eprinomectina a 4,8%.

“Essa solução injetável da Vetoquinol é muito eficaz contra os nematóides. Com ela, o pecuarista promove uma proteção também contra o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans)”, informa Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol. Bullmax® Premium posiciona a Vetoquinol como uma companhia impulsionadora da produtividade na pecuária e da atenção ao bem-estar dos animais.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE