- mell280
19/12/2025 09h15
Picape é a carroceria que mais cresceu em buscas no segmento de usados em 2025, revela Webmotors
Categoria registrou aumento de 20% na procura com relação a 2024; participação de mercado, no entanto, ainda tem SUV na liderança, com 30% das buscas no período
Um levantamento da Webmotors revela o crescimento do interesse dos brasileiros por picapes usadas ao longo de 2025. O segmento observou aumento de 20% nas buscas e visitas na comparação com 2024 e foi a categoria que mais cresceu no ano. As informações são do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro.
Além das picapes, também observaram aumento na procura em 2025 os modelos SUV (+9,5%), cupês (+9,2%), conversíveis (+6,5%), sedãs (+3,5%) e peruas (+0,1%). Observaram retração com relação a 2024 os segmentos hatch (-1,9%) e minivan (-4,4%).
Por outro lado, quando analisada a participação de cada carroceria, os modelos SUV seguem na liderança, com 30% do total de buscas e visitas no período. Na sequência, estão o segmento de sedã (26%), hatch (22%), picape (10%), cupê (6%), perua (2%), conversível (2%) e minivan (2%).
PERUAS E MINIVANS CRESCEM, MAS SUVS AINDA PREDOMINAM ENTRE 0KM
No mercado de 0KM, o segmento de peruas foi o que mais avançou com relação a 2024, com crescimento de 34,5%. Na sequência, estão as carrocerias minivan (+32%), SUV (+19%), conversível (+15,1%) e sedã (+6,4%). Observaram retração picapes (-1,4%), cupês (-6,9%) e hatches (-9,7%).
Por outro lado, a maior participação entre buscas e visitas entre os novos fica a cargo dos SUVs, que registraram 48%. Na sequência, estão sedã (16%), picape (15%), hatch (11%), cupê (5%), conversível (2%), minivan (1%) e perua (1%).
Confira abaixo a participação das categorias no total de buscas e visitas e a variação na comparação com 2024.
|
USADOS |
||
|
CARROCERIA |
PARTICIPAÇÃO ENTRE BUSCAS E VISITAS 2025 |
VARIAÇÃO 25x24 |
|
Utilitário esportivo (SUV) |
30% |
+9,5% |
|
Sedã |
26% |
+3,5% |
|
Hatch |
22% |
-1,9% |
|
Picape |
10% |
+20,1% |
|
Cupê |
6% |
+9,2% |
|
Perua |
2% |
+0,1% |
|
Conversível |
2% |
+6,5% |
|
Minivan |
2% |
-4,4% |
|
0KM |
||
|
CARROCERIA |
PARTICIPAÇÃO ENTRE BUSCAS E VISITAS 2025 |
VARIAÇÃO 25x24 |
|
Utilitário esportivo (SUV) |
48% |
+19% |
|
Sedã |
16% |
+6,4% |
|
Picape |
15% |
-1,4% |
|
Hatch |
11% |
-9,7% |
|
Cupê |
5% |
-6,9% |
|
Conversível |
2% |
+15,1% |
|
Minivan |
1% |
+31,9% |
|
Perua |
1% |
+34,5% |
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.


