20/12/2025 08h34
Caarapó e Nova Andradina celebram 67 anos de emancipação hoje
Para comemorar a data, a programação é de shows de duplas sertanejas nas duas cidades
Por Clara Farias
A comemoração é em dose dupla neste sábado (20). Os municípios de Caarapó e Nova Andradina, no sul de Mato Grosso do Sul, celebram 67 anos de emancipação político-administrativa com shows de duplas sertanejas abertos ao público.
Conhecida como Cidade Sorriso e Capital do Vale do Ivinhema, Nova Andradina está localizada na região sudeste de Mato Grosso do Sul, a 298 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 48.563 habitantes, com estimativa de alcançar 50.848 moradores em 2025.
O território é cortado pelos rios Ivinhema e Anhanduí, além dos ribeirões São Bento e Laranjal e dos córregos Baile, Papagaio e Samambaia.
Nova Andradina foi fundada em 20 de dezembro de 1958 e oficializada em 30 de abril de 1959, quando se desmembrou de Rio Brilhante. Por esse motivo, o município comemora duas datas de aniversário.
Para celebrar a emancipação político-administrativa, a programação inclui um show da dupla Rick e Renner, às 22h, no Centro de Eventos José Antônio Zanchetta.
Segundo dados do IBGE, Caarapó tem 30.612 habitantes, conforme o Censo de 2022. O município está localizado na região sul de Mato Grosso do Sul, a cerca de 45 quilômetros de Dourados, e integra a região de influência do Sudoeste do Estado.
Conhecida como “princesinha dos ervais”, Caarapó tem sua origem diretamente ligada à exploração da erva-mate nativa. O nome vem do guarani e significa “raiz de erva-mate”, atividade que impulsionou o surgimento e o desenvolvimento inicial da cidade.
O povoamento começou com trabalhadores da Companhia Mate Laranjeira, responsáveis pela extração da erva-mate, abundante na região no início do século passado.
Caarapó foi elevada à categoria de município em 20 de dezembro de 1958, por meio da Lei Estadual nº 1.190, quando se desmembrou de Dourados.
Após os ciclos da erva-mate e da madeira, a economia passou a ser sustentada pela agricultura, pecuária e, mais recentemente, pela industrialização, setor que tem impulsionado a geração de empregos e atraído novos moradores.
Para marcar os 67 anos de emancipação, a programação inclui show da dupla Ícaro e Gilmar, às 23h, no Parque de Exposições. 

veja também
Restaurante Universitário da UEMS



