12/01/2026 16h57
Gastos de início de ano: 74% dos brasileiros se organizaram para as despesas
Levantamento encomendado pela 99Pay e realizado pelo Instituto Locomotiva revela também que 47% dos brasileiros costumam guardar dinheiro antecipadamente
O início do ano impõe despesas sazonais como IPVA, IPTU, material escolar e matrícula. Para enfrentá-las, 74% dos brasileiros afirmam que costumam se organizar financeiramente, segundo a pesquisa “O papel dos benefícios nas compras de fim de ano dos brasileiros”, encomendada pela 99Pay, carteira digital da 99, e conduzida pelo Instituto Locomotiva.
O levantamento revela que 47% da população relatam guardar dinheiro antecipadamente, enquanto 24% costumam utilizar o 13º salário para cobrir os gastos típicos do período. Já 19% recorrem ao parcelamento das contas e 26% dizem não adotar nenhum tipo de planejamento financeiro.
“Os números evidenciam que o brasileiro costuma iniciar o ano mais organizado e consciente em relação às próprias finanças, especialmente no que diz respeito aos gastos típicos do início do ano”, afirma Luiz Landgraff, presidente da 99Pay. “Esse comportamento reforça a relevância de soluções financeiras que facilitem o controle do orçamento e ofereçam maior previsibilidade e tranquilidade em períodos de despesa concentrada”, explica.
A pesquisa contou com a participação de 1.800 brasileiros bancarizados, com idades entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do país. As entrevistas foram realizadas entre 31 de outubro e 14 de novembro de 2025.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta milhões de pessoas a serviços financeiros e de mobilidade.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta milhões de pessoas a serviços financeiros e de mobilidade.



