PUBLICIDADE

Estresse financeiro dos funcionários preocupa empresas e ganha solução inédita


PUBLICIDADE
  • mell280

16/01/2026 10h59

Estresse financeiro dos funcionários preocupa empresas e ganha solução inédita

Renata Teodoro


Parceria entre Swile e Evig cria assistente financeiro via WhatsApp que ajuda a reduzir o impacto das dívidas na saúde mental dos trabalhadores


A saúde mental no trabalho acaba de ganhar um novo protagonista: o dinheiro. Atualmente, quase cinco em cada dez brasileiros adultos estão inadimplentes e o valor médio da dívida supera R$ 1,5 mil. É o que mostra um estudo da Pagou Fácil, plataforma da financeira Paschoalotto, que analisou informações de inadimplentes no país.

De acordo com o levantamento, feito a partir de dados próprios e de outras fontes, como a Serasa Experian, o Brasil tinha 75,7 milhões de inadimplentes em março de 2025, o que equivale a 46,6% da população adulta do país. Esse desequilíbrio financeiro afeta o mercado de trabalho, esgotando emocionalmente o colaborador e trazendo impacto direto para a empresa. 

Uma pesquisa da SoFi at Work 2024 mostra que o trabalhador endividado gasta, em média, 426,4 horas por ano resolvendo problemas financeiros durante o expediente. Isso significa que as empresas pagam o 14º e o 15º salário sem saber. Outra pesquisa, mostra que 42% dos brasileiros gastam todo o salário em até 36 horas. Após esse período, 56,3% ficam com menos de R$ 100 na conta. (Fonte: Klavi, 2025)

A preocupação com a saúde financeira ganha ainda mais urgência após a atualização da NR-1, norma do Ministério do Trabalho que define as regras gerais de segurança e saúde ocupacional no país. Entre os riscos mapeados, o estresse financeiro aparece como um dos principais gatilhos de adoecimento emocional no ambiente corporativo. A nova versão da norma, já em vigor, passa a incluir os riscos psicossociais entre os fatores que exigem ações estruturadas de prevenção por parte das empresas.  

Diante desse cenário, a Swile, empresa francesa de benefícios corporativos, fechou uma parceria com a Evig, plataforma inteligente de organização financeira, para levar para dentro do WhatsApp um assistente capaz de reorganizar a vida financeira dos trabalhadores. A ferramenta ajuda o usuário a entender para onde o dinheiro está indo, além de dar orientações sobre como renegociar dívidas, evitando juros, planejando gastos e criando hábitos mais sustentáveis, tudo sem baixar novos aplicativos ou criar novos logins. 

“Quando alguém está preocupado com contas ou dívidas,o primeiro sintoma é deixar de dormir ou dormir mal; Logo, isso aparece no humor, na energia e na capacidade de foco. Oferecer saúde financeira como benefício é dar apoio real para organizar a vida financeira, planejar o futuro e aliviar um dos maiores pesos emocionais do trabalhador brasileiro”, afirma Josiane Lima, diretora de People da Swile Brasil.

Josiane Lima, diretora de People da Swile Brasil, defende que a saúde mental do trabalhador também está diretamente ligada ao bem-estar financeiro. Foto: divulgação.

A solução criada com a Evig acompanha o comportamento financeiro em tempo real, identifica gargalos, envia alertas inteligentes e utiliza uma experiência gamificada para incentivar pequenas mudanças de hábito que, ao longo do tempo, transformam a relação do usuário com o dinheiro. 

Sobre a Swile:  

A Swile, referência em benefícios corporativos na França e no Brasil, atende mais de 5,5 milhões de usuários e 85 mil empresas, incluindo Yamaha, Kraft Heinz e Land Rover. Guiada por tecnologia, transparência e impacto sustentável, integra o Pacto Global da ONU, participa de iniciativas climáticas internacionais e mantém metas de redução de carbono alinhadas ao Acordo de Paris, reforçando seu compromisso com uma gestão corporativa responsável e de longo prazo.

 



 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE