17/02/2026 07h37
Governador ressalta essência popular como diferencial do Carnaval de Corumbá
Lenadro Cabral
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, marca presença no Carnaval de Corumbá. Antes do início do desfile das escolas de samba, nesta segunda-feira (16), ele percorreu a passarela do samba para acompanhar de perto a festa, a maior do Centro-Oeste brasileiro. Riedel reforçou que o evento é uma das principais manifestações culturais sul-mato-grossenses e tem como diferencial o envolvimento direto da população.
Riedel esteve acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, do prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, da vice-prefeita Beatriz Cavassa e do deputado estadual Paulo Duarte.
Durante entrevista, o governador ressaltou o caráter popular e tradicional da festa. “Não poderia deixar de estar presente neste momento de confraternização, de festa e de muita tradição. Sempre digo que quem faz o Carnaval de Corumbá é o corumbaense. Esse é o grande diferencial. Precisamos apoiar e estar junto dessa manifestação tão importante para a cultura do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Riedel também destacou que, independentemente do cenário econômico, investir em cultura é essencial. “Momentos melhores ou piores da economia sempre vão existir, mas quando há compromisso com a população, inclusive na cultura, as coisas acontecem com responsabilidade. Essa união de esforços entre o Estado, o município e a Assembleia Legislativa faz a diferença e fortalece cada vez mais o Carnaval”, disse.
Sobre a profissionalização das escolas de samba, o governador enfatizou que as mudanças devem ocorrer sem que a festa perca sua essência. “Profissionalizar envolve gestão e organização, mas não pode perder a alma, que está na manifestação popular. O Carnaval de Corumbá é o que é por causa do seu povo, e isso precisa ser preservado”, ressaltou.
O prefeito Gabriel de Oliveira também destacou a importância da parceria entre os entes públicos e as entidades carnavalescas, como a Liesco (escolas de samba) e a Liblocc (blocos oficiais), além da participação popular.
“Todos realizam o Carnaval: Governo do Estado, Município, entidades e, principalmente, o corumbaense. Desde a primeira noite, temos arquibancadas lotadas. Além de preservar nossa cultura, a festa movimenta o comércio e gera renda para a população”, afirmou.
O Carnaval 2026 acontece na Avenida General Rondon e segue reunindo milhares de pessoas desde a noite de quinta-feira passada (12).
#Trabalhodovereador
#Esportes
#Natureza
#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento
#Legislativo
#Cidades



