- mell280
18/02/2026 15h05
Empresas brasileiras e europeias trocam experiências sobre produção sustentável no I Fórum de Biosoluções, realizado pela Biotrop em Bruxelas
Atvos, Coruripe, Cocal e Pedra Agroindustrial - grupos brasileiros com sólida atuação no setor sucroenergético, participaram de evento inédito em Bruxelas (Bélgica) sobre o desenvolvimento de cadeias sustentáveis e o uso de insumos biológicos na agricultura. Além de apresentarem suas experiências, os convidados brasileiros ouviram relatos de grupos europeus da cadeia de alimentos e de distribuição sobre o tema. Esta interação foi proporcionada pela Biotrop, que promoveu o I Fórum de Biosoluções Brasil União Europeia. Participaram do evento agricultores, cooperativas, distribuidores, agroindústrias, representantes institucionais e investidores.
“Foi um encontro marcado por muita técnica, sustentabilidade e visão de futuro. Conectamos diferentes realidades agrícolas para aproximar culturas e pessoas em prol de um propósito maior: o avanço do agro sustentável em todo o mundo”, destaca Jonas Hipólito, presidente da Biotrop, empresa líder em soluções biológicas e naturais.
O evento também contou com a participação de Glauco Bertoldo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), adido agrícola na Missão Brasileira junto à União Europeia. Ele apresentou o processo de registro de produtos biológicos no Brasil e falou do apoio do MAPA aos bioinsumos, reforçando sua importância para a cadeia da produção de alimentos no país. “O fórum estabeleceu um diálogo técnico sobre a adoção de bioinsumos no Brasil e na UE, com exemplos práticos do uso bem-sucedido desses produtos e estratégias sobre como avançar para uma adoção ainda maior”, reforça Bertoldo.
O encontro reforçou a capacidade do Brasil de contribuir de forma qualificada para a agenda internacional de sustentabilidade, mostrando que biotecnologia, inovação e colaboração podem acelerar a adoção de práticas agrícolas mais responsáveis em todo o mundo. “Um orgulho e um privilégio poder contribuir para a imagem do nosso agro e participar da construção de um mundo melhor.”, comemora Jonas.
|
|


