16/05/2026 07h50
Homem de 50 anos é detido após fugir durante cumprimento de mandado judicial e causar danos em viatura em Maracaju
**
Uma ação policial registrada na tarde de sexta-feira (15), por volta das 17h33, mobilizou equipes durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Maracaju. A guarnição foi acionada via COPOM/190 para prestar apoio a uma Oficial de Justiça no cumprimento de ordem judicial relacionada à apreensão de uma caminhonete, localizada em uma residência no bairro Inacinha Rocha. No local, o veículo estava estacionado na varanda do imóvel.
Inicialmente, a tentativa de cumprimento ocorreu de forma pacífica, porém um homem de 50 anos, que estava na posse do veículo, recusou-se a entregá-lo, caracterizando resistência à ordem judicial. Diante da negativa, e com autorização expressa para medidas coercitivas, foi necessária a abertura do portão da residência com apoio de chaveiro.
No momento em que o veículo seria removido por guincho, o homem retornou ao local com a chave e afirmou que realizaria a retirada. Entretanto, ao entrar no automóvel, fugiu em alta velocidade, desobedecendo às ordens legais da equipe policial e da Oficial de Justiça.
Teve início então um acompanhamento tático por diversas ruas da cidade. Durante a fuga, o condutor dirigiu de forma extremamente perigosa, desrespeitando sinalizações de trânsito e colocando em risco pedestres e demais usuários da via.
Durante o acompanhamento, ao chegar em uma rotatória da Avenida Marechal Floriano, o motorista freou bruscamente, ocasionando colisão com a viatura policial que realizava o acompanhamento, causando danos na parte frontal e lateral direita do veículo oficial, bem como danos na caminhonete.
Mesmo após a colisão, o autor ainda tentou continuar a fuga, sendo posteriormente contido e abordado na Rua Teófanes Barbosa de Moraes, na Vila Prateado.
O homem foi detido no local, sendo necessário o uso de algemas devido ao seu estado de alteração e ao risco de nova fuga. Ele foi encaminhado, sem lesões corporais, à Delegacia de Polícia Civil.
A ocorrência foi registrada pelos crimes de direção perigosa, dano e desobediência. O veículo e o autor encontram-se à disposição da Justiça.
*15º BPM – Conte sempre com o 15º BPM!*



