09/06/2026 22h58
Rener Barbosa destaca história de Maracaju, força do agronegócio e importância da Expomara durante abertura da feira
Hosana de Lourdes
Durante a abertura oficial da Expomara 2026, o presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Rener Barbosa, ressaltou a trajetória de desenvolvimento do município e a importância da feira para a economia local e regional.
Em seu discurso, o presidente da câmara Rener lembrou a história dos pioneiros que ajudaram a construir Maracaju e transformaram a cidade em uma das maiores potências agrícolas de Mato Grosso do Sul.
“Maracaju conta a história dos produtores que abriram suas propriedades quando tudo ainda era dificuldade. Conta a história dos trabalhadores que ajudaram a transformar esta terra em uma potência produtora. Conta a história das famílias que acreditaram em Maracaju e fizeram daqui o seu lar”, afirmou.
O presidente da Câmara destacou que celebrar os 102 anos do município é reconhecer o passado, valorizar o presente e acreditar ainda mais no futuro. Segundo ele, Maracaju é hoje uma das cidades mais importantes do Estado, sendo referência em produção, tecnologia e desenvolvimento.
Rener Barbosa ressaltou ainda que eventos como a Expomara geram impactos positivos em diversos setores, fortalecendo a economia, criando oportunidades e movimentando o comércio e os serviços locais.
O vereador também destacou a parceria entre o município e o Governo do Estado, lembrando que Maracaju tem um papel histórico na política sul-mato-grossense por ter dado ao Estado dois governadores: o ex-governador Reinaldo Azambuja e o atual governador Eduardo Riedel.
Outro ponto abordado foi o retorno do rodeio à programação da feira. Rener agradeceu o empenho dos vereadores Wilmar Luiz e Patric Ribas na busca de recursos para a realização da competição, destacando a importância cultural da modalidade.
“O rodeio faz parte da nossa cultura, das nossas raízes e da identidade do homem do campo. Seu retorno resgata uma tradição e certamente trará ainda mais brilho para esta edição da Expomara”, destacou.
O presidente da Câmara também elogiou a realização da Expomara Inclusiva, ação voltada às mães atípicas e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso social do evento.
Ao encerrar sua fala, Rener Barbosa parabenizou os organizadores, patrocinadores, expositores e trabalhadores envolvidos na realização da feira.
“Que esta seja uma Expomara de grandes negócios, de boas notícias, de prosperidade, de reencontros e de muita fé. Viva os 102 anos de Maracaju. Viva a Expomara”, concluiu.
#55ª Expomara
#Maracaju
#Feiraagropecuária
#Inclusão
#Maracaju
#Tudodoms
veja também
102 anos de Maracaju
Ícaro e Gilmar já estão em Maracaju para o show de comemoração dos 102 anos do município
Aniversário de Maracaju
Prefeitura de Maracaju entrega novas moradias e agasalhos na Aldeia Sucuri’y durante as comemorações dos 102 anos de Maracaju
agro e indústria



