A Polícia Militar retirou indígenas que ocupavam duas fazendas desde o início da manhã deste domingo (14), em Sidrolândia. Conforme a Polícia Militar, durante a ação houve incêndio em residências e furto de insumos das propriedades.
"Mulheres e crianças foram mantidas em cárcere e funcionários da fazenda chegaram a ser algemados pelos invasores, foram momentos de terror, não desejo isso para ninguém", disse uma produtora rural que esteve na delegacia e registrou a ocorrência.
As fazendas ocupadas foram a Água Clara e São Sebastião. Imagens divulgadas pela PM mostram residências completamente destruídas pelo fogo na Fazenda São Sebastião.
Maquinários agrícolas também teriam sido danificados, e árvores foram derrubadas e utilizadas como barricadas para impedir a ação policial, conforme a corporação.
Foram mobilizadas equipes do Comando de Policiamento Metropolitano, Força Tática, Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e do Batalhão Rural, além da Polícia Civil.
As equipes permanecem no local para evitar um possível retorno dos indígenas e também apuram a eventual localização de objetos furtados que, segundo a PM, poderiam estar com lideranças indígenas da Aldeia Buriti. Segundo a corporação, neste momento, “a situação na região é de total calma e normalidade”. Equipes da perícia técnica já estão nas propriedades realizando o levantamento dos danos materiais, do furto de insumos e dos prejuízos causados aos maquinários e às estruturas das fazendas. Todo o procedimento será encaminhado à Polícia Civil.