PUBLICIDADE

Ultramaratonista goiano é exemplo de superação


PUBLICIDADE
  • mell280

24/09/2026 07h30

Ultramaratonista goiano é exemplo de superação

assessoria


Atleta, que se recuperou recentemente de lesão, usa parque próximo de casa para treinar

O policial penal Weber de Paula Oliveira Barbosa, de 44 anos, deixou um cargo de alto escalão da Secretaria Estadual de Justiça em 2015 para cuidar mais de si, tanto mental quanto fisicamente. E foi na corrida que ele conseguiu ajustar ambos os objetivos. Logo no ano seguinte, em 2016, ele criou o projeto Pé na Trilha, voltado ao trail running e às montanhas, que cresceu, realizou eventos e se tornou tanto empresa quanto associação.

Ele é o único goiano a participar da Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), uma das principais ultramaratonas de montanha do mundo. “O percurso principal possui aproximadamente 176 quilômetros e cerca de 10 mil metros de ganho de elevação, passando pelas montanhas dos Alpes entre França, Itália e Suíça", conta o atleta sobre a prova que tem limite de 46 horas, mas que Weber conseguiu terminar em 44 horas e 59 minutos.

Morador do Setor Goiânia 2, Weber Barbosa treina no Parque Leolídio di Ramos Caiado pelo menos quatro vezes na semana. “Nele eu faço corrida e treino de bicicleta, quando é um treinamento específico de montanha eu vou para alguma trilha da capital ou nas cidades vizinhas”, pontua ele, que geralmente treina sozinho. “Os meus treinos são muito específicos e o acumulado, ou seja, a quantidade de quilômetros, a velocidade, são muito específicos, acaba que é um treino solitário”, destaca.

Facilidade
Para ele, ter um espaço de qualidade próximo de casa para treinar é muito prático. “Para mim o Parque Leolídio é excelente, é um local tranquilo, com pouco movimento de veículos ali, facilita bastante o treino curto e o longo”, afirma o atleta, que salienta outro ponto que gosta. “Lá não tem o barulho que normalmente existe nos parques centrais. Essa é uma das grandes vantagens do Parque Leolídio, essa calma. É um espaço amplo que dá para fazer treinos de todo tipo”, ressalta.

Há quase um ano, em outubro de 2025, Weber Barbosa rompeu o tendão de aquiles. O retorno às corridas longas era incerto, mas após meses de recuperação, com muita fisioterapia e fortalecimento, ele voltou a correr neste ano. Atualmente os treinamentos no Parque Leolídio di Ramos Caiado são para os 85 km da Boi Preto Ultra, uma corrida de montanha que acontecerá em dezembro em Brumadinho (MG). “Estou focado nesse treino agora, mas já tenho objetivos maiores para o ano que vem, quero fazer uma prova de 350 km na Europa”, afirma.

 

 

Weber de Paula Oliveira Barbosa criou o projeto Pé na Trilha, voltado ao trail running e às montanhas
Weber de Paula Oliveira Barbosa criou o projeto Pé na Trilha, voltado ao trail running e às montanhas
Adriano Cabral Souza/ Foco Radical


 
Parque Leolídio di Ramos Caiado fica no Goiânia 2 e é usado por Weber para treinar pelo menos quatro vezes na semana
Parque Leolídio di Ramos Caiado fica no Goiânia 2 e é usado por Weber para treinar pelo menos quatro vezes na semana
Zilmar Junio
 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE