PUBLICIDADE

Fiéis enfrentam chuva em romaria de 15 km para celebrar Padroeira do Brasil


PUBLICIDADE

12/10/2026 11h43 - Atualizado em 12/10/2026 12h47

Fiéis enfrentam chuva em romaria de 15 km para celebrar Padroeira do Brasil

Caminhada até o santuário, no distrito de Vila São Pedro, começou ainda na madrugada desta segunda-feira

Por Helio de Freitas, de Dourados


Pelo menos 50 mil pessoas seguiram nesta segunda-feira (12) para o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vila São Pedro, em Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande, para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil. Muitos fiéis enfrentaram a chuva durante a caminhada de até 15 quilômetros, distância entre a Praça Antônio João, no Centro, e o santuário, para participar da 27ª Romaria Diocesana.
 
 
Entre os peregrinos estavam Letícia Oliveira e Gustavo Crialesi, que mantêm a tradição de percorrer o trajeto a pé todos os anos. Para o casal, a caminhada representa uma oportunidade de agradecer pelas conquistas e renovar os pedidos de proteção à família.
 
Procissões e missas celebram Dia de Nossa Senhora Aparecida em Campo Grande
“É um momento de fé, gratidão por tantas bênçãos que alcançamos através de Nossa Senhora, por isso, todos os anos caminhamos de Dourados até o santuário, onde rezamos, agradecemos e colocamos no colo da Mãe nossa família”, contou o casal.
 
A chuva que atingiu alguns trechos do percurso não impediu a chegada dos romeiros. Desde a madrugada, fiéis seguiram em direção à Vila São Pedro, alguns para cumprir promessas, outros para agradecer graças que atribuem à intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
 
 
O bispo diocesano de Dourados, dom Henrique Aparecido de Lima, acompanhou a chegada da imagem da Padroeira ao santuário e presidiu a missa campal, um dos principais momentos da programação religiosa.
 
A programação começou ainda de madrugada, com a abertura dos portões do santuário às 3h e a primeira missa às 5h30. Ao longo da manhã, os peregrinos participaram de momentos de oração, confissões e celebrações.
 
Estimativa da Motiva Pantanal aponta que pelo menos 20 mil pessoas seguiram a pé até o santuário. Equipes da concessionária e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) reforçaram a fiscalização para organizar a circulação de pedestres e veículos.
 
 
Fiéis enfrentam chuva em romaria de 15 km para celebrar Padroeira do Brasil
Imagem de Nossa Senhora Aparecida é carregada até santuário, acompanhada pelo bispo dom Henrique Aparecido de Lima (Foto: Reprodução)
História de devoção - O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida tem uma história que começou há mais de 70 anos. Construído em 1954, no distrito de Vila São Pedro, o templo surgiu antes mesmo da criação da Diocese de Dourados, instituída em 1957.
 
A capela abriga uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida e, ao longo das décadas, tornou-se referência para os católicos da região. O espaço passou a receber celebrações, encontros comunitários e peregrinações, especialmente no dia 12 de outubro.
 
A história religiosa da localidade também está ligada à Paróquia São Pedro, fundada em 3 de março de 1955. Com o passar dos anos, a devoção à Padroeira do Brasil ganhou força e transformou o santuário em ponto de encontro de fiéis de Dourados e de outros municípios de Mato Grosso do Sul.
 
 
Para receber os visitantes, o local conta com estrutura destinada às celebrações ao ar livre, praça de eventos, palco, sanitários, praça de alimentação e estacionamento para ônibus.
 
A romaria, que chegou à 27ª edição neste ano, tornou-se uma das principais manifestações religiosas da região. A peregrinação reúne pessoas de diferentes idades, que percorrem o trajeto a pé, em grupos ou acompanhadas de familiares.
 
Em maio deste ano, a celebração passou a integrar oficialmente o Calendário de Eventos de Mato Grosso do Sul, após aprovação de proposta apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PL) e sancionada pelo governador Eduardo Riedel (PP).
 
Fiéis enfrentam chuva em romaria de 15 km para celebrar Padroeira do Brasil
Fiéis chegam ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida para as celebrações (Foto: Leandro Holsbach)
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE