PUBLICIDADE

Paranaíba comprou veiculos para saúde terá onibus para levar pacientes a Barretos


PUBLICIDADE

24/12/2010 05h33

Paranaíba comprou veiculos para saúde terá onibus para levar pacientes a Barretos

Paranaíba terá onibus para levar pacientes a Barretos

Leidiane Sabino


A Prefeitura de Paranaíba apresentou, em novembro, os dez veículos adquiridos nos últimos 23 meses para a Secretaria de Saúde. A aquisição de novos veículos e equipamentos garantiu uma frota mais adequada para o atendimento dos usuários da Saúde.

 Segundo o secretário de Saúde, Luciano Aparecido da Silva, entre os principais problemas enfrentados pela administração municipal, ao assumir a pasta da saúde, destacou-se a frota inadequada de veículos do município, que era composta por veículos muito antigos, com predominância de problemas mecânicos e falta de conforto para os pacientes e motoristas; acontecia também alto índice de locação de veículos, representando elevado custo de transporte.

 “Com base nessa inadequação, iniciamos a reestruturação da frota, fazendo correções mecânicas em alguns veículos, instalação de equipamentos em outros, como a UTI Móvel, e, principalmente, a aquisição de novos veículos, num total de dez novos automóveis. Além de três carros de apoio, adquirimos uma van com capacidade para 15 lugares; três novas ambulâncias, sendo uma Fiorino e duas Fiat Doblò; uma pick-up Strada para vigilância sanitária e epidemiológica; um Fiat Uno para a Equipe de Estratégia de Saúde da Família Rural; e um ônibus para transporte de pacientes à Barretos-SP e São José do Rio Preto-SP”, explicou Luciano.

 As três ambulâncias, além de proporcionar a redução do custo de manutenção, com a conseqüente substituição de dois veículos antigos, que foram levados a leilão após a aquisição das novas ambulâncias, tem propiciado um transporte com mais qualidade, e, principalmente, conforto para os pacientes e acompanhantes que se deslocam por mais de 800 quilômetros no mesmo dia, incluindo ida e volta para Campo Grande-MS, por exemplo, geralmente saindo de madrugada e retornando altas horas da noite.

 

“A van com 15 lugares proporcionou o fim de locações de veículos para transporte de pacientes aos mais diversos locais, proporcionando economia para os cofres públicos e também mais conforto para os pacientes, visto que trata-se de veículo novo”, ressaltou Luciano, que explicou ainda: “a UTI móvel garante a existência efetiva de um complexo municipal de urgência e emergência, completando esse setor da rede de atenção à saúde juntamente com o Pronto Atendimento Hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e a UPA 24 horas. Essa UTI Móvel, além de completar a rede de atendimento às urgências no município, traz uma tranquilidade maior aos familiares e pacientes em estado crítico que precisam ser transportados para outras referências, como Campo Grande-MS e Três Lagoas-MS, por exemplo”.

 Onibus para Barretos

 

O novo ônibus para transporte de pacientes para tratamentos no Hospital de Câncer da Fundação Pio XII de Barretos-SP e no Hospital de Base de São José Rio Preto-SP chegou a Paranaíba no último dia 29. A previsão para o início das viagens é a próxima semana, já que o veículo precisa ser documentado.

O ônibus zero quilômetro, no valor de R$ 311 mil reais, possui quarenta lugares (com exceção do motorista) e é equipado com ar condicionado e banheiro.
 

 

 

 

De acordo com o Secretário de Saúde, Luciano Aparecido da Silva, com o veículo novo os pacientes poderão ter mais conforto e não haverá mais problemas durante as viagens, como o ônibus quebrar frequentemente na estrada. Ele ainda ressalta a importância da aquisição feita pela administração municipal. “Com esse ônibus, a gestão atual cumpre um compromisso com a população, que estava previsto no plano de reestruturação da Saúde”, diz.

O pregão para a compra do ônibus foi realizado no dia 29 de junho e houve duas empresas vencedoras, uma responsável pelo chassi e outra pela carroceria, o que explica o tempo de quatro meses para a entrega do ônibus, já que ele precisou ser montado. O chassi foi feito pela Granfer Caminhões e Ônibus Ltda, de Campo Grande-MS, e a carroceria pela Comil Ônibus AS, de Erechim-RS, a qual entregou o veículo pronto.

O ônibus funciona de segunda a sexta-feira. As viagens para Barretos acontecem todas as segundas e sextas-feiras e, se houver demanda, às quartas-feiras, quando também leva pacientes a Rio Preto. Às terças e quintas, o destino é Rio Preto.
Além do transporte, a Prefeitura de Paranaíba disponibiliza hospedagem gratuita aos pacientes que precisam permanecer em Barretos para tratamento contínuo. “Muitas pessoas passam a semana inteira em Barretos e outras vão para uma consulta e acabam tendo que ficar na cidade por mais tempo”, explica o Secretário.

Atualmente, só o Hospital de Barretos atende 382 pacientes de Paranaíba, os quais são transportados pela Secretaria de Saúde. O Hospital de Base atende, por meio de um convênio com o município, consultas e exames de especialidades não disponibilizadas em Paranaíba.
“Esse ônibus foi uma grande conquista para Paranaíba. A população merece. Eu estou muito feliz”, comemora o Prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara).

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE