- mell280
28/06/2021 13h17
Linfoma não Hodgkin: entenda o tipo de câncer que vitimou jornalista Artur Xexéo
No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é e como se manifesta o linfoma não Hodgkin
Na edição desta segunda-feira (28) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é o linfoma não Hodgkin, câncer que vitimou o jornalista e escritor Artur Xexéo, aos 69 anos. Diagnosticado com a doença há duas semanas, ele passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória no dia seguinte à primeira sessão de quimioterapia.
Dois dias depois, Xexéo não resistiu e morreu, em uma clínica particular, na zona sul do rio de janeiro. As informações foram confirmadas pelo jornal O Globo, onde ele era colunista.
"O linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, onde os linfócitos são as células acometidas. Quando temos o acometimento de um linfonodo apenas, chamamos isso de linfoma do tipo Hodgkin, que acomete muito mais os jovens e a chance de cura é maior", explicou Gomes.
"Quando o acometimento é múltiplo, em diversos linfonódos, temos o linfoma não Hodgkin, que é uma característica mais agressiva, aparece em pessoas de mais idade e é mais difícil pensar em evoluir para a cura", completou.
Sintomas
O linfoma não Hodgkin pode apresentar alguns sintomas brandos e, segundo Fernando Gomes, o surgimento de um caroço no corpo é um dos principais deles. "Nota-se que o linfonodo aumenta, ou seja, surge um caroço no corpo. Também febre, baixa energia e mal-estar são sintomas que, quando pesquisados, são capazes de identificar a presença do tumor".